JARAMBRADA & JARAMBADA

Francisco de Paula Melo Aguiar

A velha feira da jarambrada não passa recibo.

Vende e troca tudo empenado e desempenado à vista do freguês.

Troca e destroca o tempo todo.

A nota fiscal é surreal.

Não paga imposto federal, estadual e municipal.

É da jarambrada que vive e se mantém milhares de pessoas comprando e vendendo o que tem e o que não tem.

É sem dúvida uma grande gente de renda para muitos desempregados e ou aposentados de todas as classes sociais.

Por outro lado, notícias não se tem que algum objeto comprado na feira da jarambrada tenha dado origem a qualquer procedimento no Procon, salvo algum produto recuperado pelo verdadeiro dono, quando se trata de roubo ou furto de pequena monta junto ao Delegado de Polícia de plantão...

Por outro lado nem tudo que se vende na jarambrada tem mal procedência, uma vez que "nenhum homem é livre se não puder se controlar", ex-vi o filósofo grego Pitágoras (570 a.C).

Uma certa vez um senhor comprou uma galinha na jarambrada muito boa.

Na outra semana procurou comprar outra galinha ao mesmo senhor, aí ele tinha duas, uma beleza, melhor não podia ser.

Aí bateu a curiosidade ao perguntar onde ele comprava tais galinhas?

Ele respondeu que comprava a um amigo dele que morava na zona rural.

Na jarambrada se compra e se vende tudo, de ferro de engomar a relógio, ventilador e facão, etc.

Vende rádio, radiola, rabeca, roupas, alumínio, caldeirão, caçarola, sapato, chinelo, esteira, cadeira e cadeado, etc.

Os comerciantes e comerciários que lá atuam não dependerem de alvará oficial ou oficioso para se instalar e desinstalar todos os dias no mesmo solo que lhe é comum, sem placa e sem número.

Em tem de eleição são visitados e cortejados como líderes que decidem qualquer pleito rumos aos poderes constituídos.

Outrossim sabe que depois das eleições ficaram no beco da amargura ou sobre a linha do trem, enquanto não forem expulsos sem aviso como foram do beco do pecado na última vez.

Quer comprar o que não tem?

Visite e compre o quiser na jarambrada sobre os trilhos do trem...

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 01/08/2024
Reeditado em 01/08/2024
Código do texto: T8119392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.