Lealdade

Certa noite estávamos eu e meu afilhado no cais vendo os navios de pesca adentrarem ao mar, tendo por guia a luz do farol. O menino de sete anos de repente me perguntou -"O que é lealdade?" - mantendo os olhos curiosos.

Enquanto descascava maçãs e dava pequenos pedaços para ele, parei por um instante e pensei. Então disse:

- Está vendo aqueles barcos lá longe?

O menino assentiu com a cabeça.

- Porque eles não se perdem? Porque não naufragam na escuridão?

- Por causa da luz do farol, ela mostra a eles o caminho!

- Justamente. Lealdade é quando, mesmo que a pessoa que opera o farol e o barqueiro briguem, a luz continue iluminando o caminho do barco.

- Então, mesmo chateado com o barqueiro o cara do farol tem que deixar a luz acesa?

- Isso mesmo. Isso é lealdade. Estar chateado, mas cumprir sua palavra.

- E se o barqueiro falar mal dele para os outros, já que brigaram?

- Desleal será o barqueiro, e pior, será também ingrato. Mas o operador do farol não tem nada a ver com o caráter do barqueiro, só com o seu próprio.

- Não é fácil ser leal quando se está chateado.

- Sim, não é. Mas é nesse momento que se prova o verdadeiro valor.

- A maioria das pessoas não tem lealdade e nem gratidão.

- Sim, meu pequeno aprendiz. A maioria das pessoas escolhe o que é mais fácil.

- Mas é errado. Se o cara do farol for responder do mesmo jeito, ele apaga a luz. - disse o guri com os olhos arregalados e assustado.

- Sim, é verdade. E aí o que aconteceria se ele apagasse a luz?

- O barco se perderia ou poderia afundar batendo em alguma pedra ou outro barco. E todas as pessoas dentro dele sofreriam.

- Pois é. Ainda bem que o operador do farol não é rancoroso e mantém a luz acesa, mesmo chateado.

- Ele é leal. Mesmo que o outro seja ingrato.

- É isso, meu pequeno sábio.

E assim, continuei descascando mais umas três maçãs e entregando-a aos pedaços ao menino que parecia ter descoberto ali um grande ensinamento para a vida.

Ele ainda viveria muitas estações pela frente, encontraria muitas pessoas desleais e ingratas. Eu só esperava que daquela conversa a semente da lealdade houvesse brotado no seu pequeno coração e lá fincasse raízes para a vida toda.

Quem é leal, jamais será ingrato.