Magnétika- cap. XXIII

- O que vamos fazer com ele?- Era minha mãe, preocupada com meu futuro.

- Vou ter uma conversa com ele- era meu pai a falar.

Depois do jantar, ele me chamou a um canto , sempre com aquele seu jeito calmo e ponderado; próprio de quem teve boa educação e nunca lhe faltou nada na vida:

-Venha aqui; vamos conversar!

Sentei-me no sofá.

- Você escolheu a profissão que irá seguir...

-Sim, Letras Clássicas!

Ele se surpreendeu com minha convicção.

-Mas como você tem tanta certeza que é isso que quer...pelo resto da vida?

-Sim , eu gosto de História e dos mitos gregos e latinos; acho Grego e Latim fascinantes...

-São línguas muito difíceis e mortas, pois não são faladas, o Latim e o Grego Clássico há séculos...

-Mas fazem parte do vocabulário e da origem da Língua Portuguesa.

-Está bem, mas irá lecionar essas línguas? Onde? No máximo em uma universidade, se for competente.

Deu uma pausa. Eu fiquei vermelho; não tinha pensado nesse aspecto prático da vida, mas é nossa vida, e temos que decidir, ainda jovens, sobre algo que a afetará para sempre, embora haja casos e mais casos de mudança de profissão e do itinerário de nossas vidas.

-Muito bem; faça o que quiser, mas...inclua Inglês como língua complementar no currículo; assim terá mais opções no mercado de trabalho.

-Sim, vou pensar nisso!

-Pense!- Disse com certa veemência. - A vida não é fácil para ninguém; hoje você tem casa e abrigo aqui, mas uma hora terá que se manter, ter uma família. Podemos ter sonhos bonitos e interessantes, e temos direito a eles. Vamos fazer assim, conciliando as duas coisas; tudo bem?

-Tudo bem!

Depois disso se levantou e eu também Era sempre mais fácil conversar com ele que com minha mãe.

Logo depois minha mãe o aborda , nervosa:

-Falou com ele?

-Falei...

-E?

-Disse para incluir Inglês no currículo, assim terá algo mais sólido em sua carreira...

-Mas só isso?- Disse, com as mãos nas cadeiras, raivosa.- Você não tem pulso firme; ele só faz o que quer.

-Deixe ele; acho que está só entusiasmado com o emprego, com as amizades. Depois pode mudar de carreira; ainda é novo e está descobrindo a vida. Duvido que leve isso longe quando vir o que é o mundo...

- Eu não falo mais nada; já cansei... Façam o que quiserem...

Disse isso e saiu desalentada.