Magnétika- cap. XXII
E chegava a época do vestibular; eu continuava, cada vez mais interessado pelos livros e leitura, resultado da convivência com eles e com pessoas interessadas neles, parecidas comigo. veja bem; acho que devemos conviver com todo tipo de pessoas, mas há aquelas com quem temos mais afinidade. Já disse aqui sobre a predisposição de alguns para este ou aquele tipo de atividade. Além disso, não acho que devemos contrariar a Natureza. Drummond tirou um diploma de farmacêutico porque via os vidros de remédio coloridos e gostava. Fez isso para agradar aos pais. Nunca foi buscar o dito diploma.
Se temos uma força dentro de nós e almejamos algo, enfrentaremos todas as dificuldades advindas disso. O pior é alguém ser infeliz na sua profissão. Bem, digo isso aos fortes e determinados; eu achava que era, como veremos adiante. Tinha decidido resolutamente a profissão que iria seguir;faria Letras Clássicas. E por quê? Via aqueles livros de MItologia Grega e Romana também; sempre gostei das histórias; embora as da Bíblia sejam interessantes, as dos gregos eram pitorescas. E os fascículos mostravam aquelas pinturas do Renascimento de vários pintores, além de mostrarem fotos daquele Mar Egeu e do Mediterrâneo. Era ali que gostaria de estar, com um livro de Mitologia nas mãos. Disse isso a Seu Jô; ele pareceu não se entusiasmar:
- É uma área difícil e que requer muita dedicação. Provavelmente se dedicará ao Magistério. Claro, precisamos cada vez mais de professores nesse país.
Pior foi quando disse isso aos meus pais:
- De jeito nenhum! E do que irá viver? De Mitologia Grega? Faça como seu primo que estuda Comércio Exterior ou suas primas que são médicas! - MInha mãe já sentenciava.
Meu pai ficou em silêncio, mas notei que não lhe agradava muito.
São as batalhas da vida e essa era minha primeira, que se inciava nesse instante.