Eeee vida

No seu horário pontual, às 8 horas da manhã.

Cansada de tanto subir a escadaria de serviço, chegou a empregada na casa da patroa.

Com aparencia desgrenhada, cansaço visível, olheiras fundas.

Há dias a Dona Zuleide reparava isso.

Seu "braço direito" no dia a dia, Graça, estava com profundas olheiras , estava distraída

Outro dia até pegou Graça dormindo no meio do serviço. Algo assim é inadmissível,não pode acontecer.

Imagina se ela deixa o Bruninho se afogar na banheira na hora do banho?

Devia ter uma conversa com ela, quem sabe talvez poderia ajudá- la.

Uma pessoa como a Graça, tantos anos juntas, de confiança. Onde encontraria outra?

E rapidamente chama a Graça pra conversar, para saber o que anda acontecendo.

Profundamente nervosa, sem saber mais como proceder, Graça começa a contar a história para Dona Zuleide

-Senhora Zuleide, há dias não consigo dormir.. não consigo uma boa noite de sono.

Mês passado se mudou uma nova moradora pro barraco ao lado do meu.

Até levei um pedaço de broa pra ela, ela me recebeu com uma boa Caninha 51.

Conversamos um pouco, falamos coisas a toa, conversa de comadre, a senhora entende

Apresentei meus filhos p ela. O João Lennon, o Caetano Ringo, a Maria Beyonce e o Biafra Sinatra.

Porque a senhora sabe né? O quanto eu gosto de música.

E mesmo eles correndo pra lá e pra cá, ela decorou todos os nomes.

Mas depois de uns 3 dias dona Zuleide, ela veio pra casa com um moto boy da lanchonete la da esquina.

Te contar o que a senhora nem imagina..

Dona Zuleide, eu descobri palavras que nem sabia que existiam. De corar o couro cabeludo.

Eu assustada olhando o meu véio. O Tonho, a senhora sabe, é o meu marido..

Ele continuava roncando, e eu tentando dormir sem sucesso. Confesso que fui la pra fora fumar um escondida.

Quase nem conseguia, medo da vizinha me ver no escuro..

Até que durou uns 10 minutos, deve ser aqueles rápidos, que o trem dura nem pra começo de conversa.

No dia seguinte fui trabalhar e cumprimentei ela no ponto do ônibus, mas nem comentei nada sobre a noite..De tanta vergonha que fiquei.

No dia seguinte o moto boy voltou, mas dessa vez nao durou nem 5 minutos. Ele foi embora às pressas.

Decorei mais umas 2 palavras novas, dona Zuleide. Ouvi falar até de chuca. Não era aquela mamadeira pra bebê?

No outro dia, ela chegou mais cedo e se emperiquitou toda. Veio o rapaz da moto, não ficou 15 minutos e saiu.

Quando eu pensei que teria uma boa noite de sono finalmente, apareceu um outro. Mas esse eu não consegui ver.

Sei que era 'perfumoso', cheirava bem.. Tanto que senti o cheiro dele no meu quarto.

E não demorou nem 10 minutos começou a gritaria.

Mas uma gritaria daquelas que a senhora não faz idéia.

Devagar, sem acordar as crianças fui lá fora tentar olhar. E eu conheço o barracao dela, sei onde tem uns furos.

Dona Zuleide, a senhora nem imagina o q eu vi. Fiquei estatelada olhando aquilo.

Misericórdia.

Corri pra casa e me enfiei debaixo da coberta, só pensando naquilo. De manhã acordei cedo, e olhei meu veio dormindo.

Parti pra cima dele, quando tentei fazer o que eu vi com o Tonho, ele já me empurrou. Falando que que eu tava vendo novela demais, pra deixar ele quieto. Um banho frio me ajudou

E pensa que mudou algo dona Zuleide? Foi só piorando etc..

Todas as noites eram assim, eu tinha medo de acordar as crianças, achava até que alguns deles ouviam.

Porque um dia desses vi o Lennon falando palavras diferentes, essas pestes não tem jeito mesmo.

Minhas noites eram passadas a base de cigarro e desassossego dona Zuleide.

Contando os segundos pelo Tic Tac do relógio.

O Tonho acordava, e sempre me mandava voltar pra cama e eu não conseguia dormir

Dona Zuleide, hoje em dia durmo menos, porque os mosquitos infestaram o barracão..

Já falei com o inutil do Tonho bebum, pra ele comprar remédio para matar e nada.

Vou bater com a vassoura nele, pra ele se mexer

Por fim, um dia vi a vizinha estendendo roupa do lado de fora do barraco dela.

Criei coragem e falei com a vizinha, Glorinha.

Esse é o nome dela, e ela disse que cobrava para fazer sexo com os caras e tava ganhando um bom dinheiro com isso

Mas que isso não ia durar mais, pois logo compraria um apartamento novo em um bairro chique.

Só de grã fino, tipo esse aqui da senhora, dona Zuleide.

Porque um dos caras que ia lá era rico, e que morava num bairro chique.

E que ele estava tão apaixonado por ela, que iria tirá-la daquela vida . O homem iria dar um apartamento pra ela, dona Zuleide. Já imaginou isso?

Ainda me pediu para não brigar e aguentar só mais um pouco.

Porque sem os gemidos, as inovações na cama, a parte teatral etc.. O rico não daria nada, porque ele estava achando que a Glorinha está apaixonada por ele. Dizia que a mulher dele não fazia nada assim na cama, e que ela seria só dele

Mas não tem nada disso não, ela tem um morador do barraco da outra rua que é enrabichado por ela.E ela gamadinha nele, tanto que gasta o dinheiro do rico com ele.

Então dona Zuleide assim foi passando o tempo, madrugadas inteiras sem dormir.

E nessa manhã, a Glória foi no meu barraco e disse que estava indo embora e tudo iria acabar.

Despedimos uma da outra, ela chorava que deu dó dona Zuleide, mas estava feliz. Acho que chorava mesmo pelo morador lá do barraco da rua debaixo, porque me contou que pegou ele com a vizinha de cima.

Eu vou conseguir recuperar o sono, as muitas noites mal dormidas.- falou tudo de uma vez.

Um silêncio se fez na sala.

Graça se desculpou com a patroa, dizendo que a partir de amanhã tudo mudaria.

Ela seria a mesma Graça de sempre.

Após ouvir tudo isso, Dona Zuleide abanava a cabeça.

Entendeu a situação toda e achou melhor que Graça fosse pra casa pra descansar e vir trabalhar mais disposta amanhã..

Enquanto Graça se arrumava pra ir embora, Zuleide pensava consigo mesma, olhando a vista da cobertura que morava.

Olha que absurdo, perder o sono por causa de uma mulher desqualificada assim? Uma rampeira dessa espécie.

Que tipo de homem se envolve com isso? Ainda bem que o meu marido é diferente, ele cuida de mim, e da nossa familia.

Graça foi pra casa feliz, sabendo que teria o resto do dia para descansar.

Passou no mercado, comprou fiado o que precisava e foi pra casa, mais tarde fez a janta e todo mundo se fartou.

Tarde da noite, quando todos dormiam em silêncio, ela foi fumar seu cigarrinho e pensar sobre a despedida com a Glorinha.

Nossa como é gostosa essa paz, esse barulho de grilos e sapos Ao fundo alguma tv ligada passando futebol.

Mas nada que tirasse o sossego dessa noite

De repente Graça se lembrou que viu de relance o cara que a Glória estava tendo um caso, o rico casado.

Mas como sempre que via ele, era de costas ou no escuro, nunca se perguntou como ele era.

Nem se lembrava disso, mas agora pensando no assunto, um lampejo de memória cruzou a sua mente.

Correu e foi olhar no celular a foto que tiraram antes da Glória ir embora, e estava lá.

Graça arregalou os olhos, até tossiu com a fumaça do cigarro quando viu aquilo

Não pode ser, minha Nossa Senhora.

Perto do caminhão, pagando para o motorista.

Bem no fundo da imagem, estava o Seu Guilherme..

O patrão dela, marido da dona Zuleide..

Ahh então era ele.. bem que eu pensei que de costas me era familiar.

Eu imagino a dona Zuleide com seus modos e afetamentos., o que não faria com a Glorinha..

Pra manter o casamento e não perder a condição de rica.

Jogando a bituca de cigarro no chão, Graça sorriu e foi dormir pensando..

Eeeee vida..