Minha amiga bipolar,muito lítio e sertralina.

O inverno chegou parecendo verão,mas Darlene entrou com cara de primavera no restaurante.

___Carlos!!!__bradou ela,embelezando meu nome naquela voz radiante__Que saudades!!!

Levantei-me da cadeira para cumprimentá-la.A jovem ruiva de olhos verdes e vinte e cinco anos abraçou-me efusivamente e tascou dois beijos em minhas bochechas.

Não tire conclusões apressadas,leitores amigos;Darlene é filha adotiva de uma prima minha de segundo grau.Virei uma espécie de tio postiço.

Após fazermos os pedidos,o papo rolou solto:

__Finalmente encontrei

O psiquiatra perfeito Tio!!__confidenciou ela,falando

um pouco alto demais,levando em conta o conteúdo da frase.

___Que bom..__Respondi,curioso para ouvir a avalanche de informações que estava por vir.

___Ele é argentino.O consultório dele é na Conde de Bonfim.Foi meu psicólogo que indicou..

Enquanto ouvia Darlene elogiar o hermano,reparava nos seu olhar e gestual.A rapariga transbordava uma felicidade elétrica.

___Ele descobriu que eu sou bipolar.Por isso sou assim,impulsiva

Impulsiva e compulsiva,pensei com meus botões.

___...Estou tomando lítio e sertralina.No início não estava fazendo efeito direito,aí ele aumentou a dose e fiquei ótima!

Felicidade medicamentosa,pensei.Ela emendou outro assunto.

___...E vai sair o edital do concurso público de auditor fiscal.Vou meter a cara nos livros e passar!Depois de assumir o cargo tenho certeza de que o Julio casa comigo!___deu três batidinhas na mesa com o punho direito fechado..

___Quem é Julio e por que ele só vai casar se você passar no concurso?

__perguntei;para não perder o fio da meada e frear aquela metralhadora de palavras.

__Ora tio;quem vai me querer cheia de dívidas?

Fiquei alguns segundos encarando aquele par de olhos verdes.Darlene morava com os pais,trabalhava num escritório de advocacia e não pagava nada em casa.Como conseguira endividar-se?Foi o que perguntei logo depois.E ela respondeu:

___Abusei no cartão de crédito e usei todo meu limite....

___E qual seria esse limite?

Ela abaixou os olhos,bebericou um pouco do mate que preenchia seu copo junto com gelo e falou,desta vez num tom mais baixo,porém sem mostrar preocupação:

___Vinte e quatro mil..

___Meus Deus!__quase engasguei com o pão que mastigava para enganar a fome__O quê você comprou para chegar nesse valor?

___ Várias coisas tio:Roupas,livros,ingressos de show,pequenas viagens,um fogão novo lá para casa...

___E você já tentou negociar a dívida com o cartão?

___Liguei para eles e sondei...Mas eu não tenho dinheiro para quitar...E ainda estou devendo o fiés...

Não sei o que me assustava mais:a capacidade dela de fazer a dívida sem necessidade ou a total indiferença ante aquela tragédia financeira.Mas ela já estava adiante na conversa.

__...O Júlio é tudo de bom:alto,moreno,lábios carnudos,forte mas sem tendência para engordar,não tem filhos...

___Se ele gostar mesmo de você Darlene,não vai ligar para esse pequeno problema.__tentei confortá-la,ministrando uma mentirinha terapêutica.

Os pratos chegam e iniciamos o almoço. Após terminamos de comer e antes da sobremesa,tentei aconselhar aquela jovem ligeiramente perdida nessa modernidade fluida:

___Darlene;Pelo fato de ter trinta anos a mais e gostar de você, vou te dar um conselho:se esforce para melhorar como ser humano,tente corrigir as suas imperfeições.Conseguindo isso,as pessoas se aproximarão de você,inclusive o Júlio.

Ela já saboreava um sorvete de pistache.Aparentemente meu conselho não causou o impacto esperado.O celular dela vibrou.Depois de conferir o recado na tela de cristal,a rapariga fez um muxoxo.

___Algum problema?__perguntei,já com medo da resposta.

__A blusinha que comprei ontem na shopee só vai chegar na segunda-feira...

Depois dessa desisti dos conselhos.Darlene terá mesmo que percorrer todas as etapas do doloroso processo de amadurecimento.

Ofereci uma quantia para ajudá-la a amortizar a dívida.Ela recusou sorrindo.Disse que tudo se resolveria com o tempo.Ao fim da sobremesa nos despedimos.Fiz questão de pagar a conta.

A caminho do estacionamento,lamentei não ter pego o telefone do psiquiatra argentino.

O cara é bom!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 23/06/2024
Código do texto: T8092073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.