A Sombra do Ipê Rosa

21.06.25

537

Os ipês estão floridos e florindo toda a cinza cidade. Os rosas, parecem que despertaram antes dos amarelos e brancos. Vejo-os pelo caminho, ao andar pelas ruas com suas copas altas e cheias de buquês. São as noivas do inverno, que começou hoje. Olhá-los com sua beleza indescritível, nos acalma, ainda mais com os lindos dias de céu impecavelmente azul e límpido desta época do ano. Ah, é bela a natureza, de fato!

Andando pela rua que cotidianamente passo, e admirando um dos ipês imponentes à minha frente, ao baixar meu olhar, vi um carro estacionado com o motor funcionando, e seu motorista totalmente inerte debruçado sobe o volante, tendo o cinto de segurança a segurá-lo. Deveria ser de aplicativo. Chamou-me a atenção, pois pensei que tivera um mau súbito, ou um ataque cardíaco pela sua posição.

Bati no vidro fechado do carona, estava com o ar condicionado ligado, observando se se mexia. Nada! Bati com mais força, e então, para meu alivio, ele se virou para mim, aprumou-se no banco e fez sinal de positivo com a mão direita. Eu o encarei preocupado. Abriu o vidro e perguntei:

-Está tudo bem com você?

-Sim, parei para cochilar e apaguei. Trabalhei à noite toda. Estou indo para casa agora – respondeu agradecido.

-Se cuida, hein? – completei, com ele sorrindo de gratidão.

Quando deixei a janela do carro, ao meu lado, um segurança da escola em frente, que também presenciou o ocorrido, disse:

-Já pensou o trabalho para tirá-lo do carro, chamar bombeiros, ambulância se tivesse desacordado?

-Sim, com certeza! Mas ainda bem que foi cansaço.

-A vida não está fácil pra ninguém - completou.

-Pois é! Bom trabalho - disse ao segurança, que me agradeceu e entrou na escola.

Segui caminhando, e ao longo do trajeto, encontrei outro ipê frondoso com sua coroa rosada e bela, e vi sobre a calçada junto ao muro de uma casa, dois moradores de rua deitados em folhas de papelão dormindo inertes , maltrapilhos, sem cobertas, encolhidos, descalços, sujos e doentes, uma triste visão, pois a vida está muito mais difícil para muitos. Pensei: e caso tenham mau súbito ou ataque cardíaco, será percebido por nós? Acudiremos?

Ao menos, estavam sob a sombra do lindo ipê, talvez dando um aconchego de beleza em suas vidas.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 21/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8090556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.