A Saga de Godofredo III – “Quase nos Matou!”

18.06.25

536

Godofredo e Frau Krupp saíram do salão das refeições para o deck superior da embarcação, ela com seu braço esquerdo apoiado no direito dele. Faziam um belo casal.

O dia estava claro, com um sol pálido e céu opaco. Ventava um pouco, que provocava o esvoaçar dos lindos cabelos aloirado da moça, realçando ainda mais a sua beleza. Caminhavam com vagar e conversavam como dois namorados, com seus trejeitos e expressões.

-Soube pelo Capitão, que estão indo conhecer os Estados Unidos da América, é fato? – perguntou à moça.

-Sim! Meu pai quer saber sobre a construção de prédios lá, pois usam o aço, ao invés da Alemanha, que pouco utiliza – respondeu ela, com olhar longe.

Godofredo sentia arrepios a cada resposta dela, pois sua voz era leve e sensual. Uma forte lufada de vento abateu sobre o convés, fazendo com que ela perdesse o equilíbrio e o abraçasse com força, encostando seu corpo rijo no dele. Ele a segurou com firmeza. Ficaram de rostos quase colados. Ela, com seu olhar insinuante e lábios carnudos abertos, deixava-o totalmente excitado.

-Nem pensar! Saia já desta situação – disse-lhe Cons. na sua mente, impedindo-o que a beijasse.

Godofredo se separou dela. Ela, continuou insinuante, e disse-lhe:

-Quero ver quem vai pagar o jantar em Nova Iorque. Não esqueci, Herr Gotffried! – apoiando-se na amurada do barco. A silhueta da moça era uma bela visão.

Inesperadamente, uma forte bruma surgiu sobre o oceano, deixando-o sem horizonte algum. A visibilidade ficou de menos de cem, duzentos metros. Luzes indicativas e de segurança acenderam, o vigia subiu à gávea, perscrutando o mar com binóculos. O forte e alto apito do navio começou a soar a cada minuto, e a embarcação reduziu a velocidade. Godofredo achou melhor que ela se resguardasse, voltando ao salão ou à cabine, mas ela não quis, queria ficar e apreciar essa mudança tão brusca e misteriosa da paisagem.

Então, tão inesperado quanto o aparecimento da bruma, um navio surgiu vindo perpendicularmente ao meio do Liverpool pelo seu lado direito. Mesmo com baixa velocidade, a colisão seria inevitável. O capitão Winston, desesperadamente colocou a manete do controle de velocidade na aceleração máxima e o leme totalmente à esquerda.

Godofredo viu que a proa do outro barco iria se chocar exatamente onde eles estavam. Frau Laura, estática com o aproximar daquele enorme monstro de aço, não esboçou reação alguma. Godofredo então a puxou e saíram correndo para a proa do Liverpool, fugindo do impacto. Um forte estrondo correu.

A outra embarcação abalroou o Livepool a meia nau, inserindo-se cerca de 2 a 3 metros, elevando sua proa acima da ponte de comando com a colisão. O alarme de emergência soou!

Com o impacto, o Liverpool adernou para a esquerda em cerca de 20graus. Os passageiros em pânico, escorregavam pelo convés e agarravam-se à amurada. Godofredo atônito e preocupado, disse a Frau:

- Vamos vestir coletes salva-vidas. Me espere aqui, vou pegá-los.

Ele escorregou até a amurada do navio, e por ela foi se arrastando aos coletes salva-vidas dependurados. Voltou e vestiram. Mentalmente, falou com Cons.

-O impacto perfurou o casco do nosso navio? Vamos afundar?

-Está fazendo água e os escaleres vão ser baixados, mas não irá afundar. O comandante enviou SOS e navios próximos estão vindo em socorro. A sorte é que estão perto da costa inglesa e francesa, e o resgate será rápido e total.

O outro navio deu ré e se desgrudou do Liverpool, que voltou à sua posição, nivelado. Os oficiais da tripulação começaram a conduzir os passageiros aos escaleres, primeiro os mais velhos, mulheres e criança, ficando os homens por último.

O navio que causou o impacto, o Hamburg, alemão, emparelhou com o Liverpool. Os escaleres eram baixados com os passageiros, que embarcavam no Hamburg. O Liverpool fazia água, mas lentamente. Os compartimentos do casco foram fechados, eram individualizados para este fim, ficando somente o que estava perfurado e enchendo de água, que era bombeada para os demais, nivelando-o e aumentando o seu calado. Ou seja, estava com a linha d’água mais alta.

Frau Laura, preocupada com sua família, disse a Godofredo:

-Quero encontrar com minha família e sair do navio juntos – disse chorosa.

-Você não deve procurá-los, o risco é muito grande de se afogar com o naufrágio do navio. Deixe que vou achá-los, pois conheço o navio melhor que você. Me aguarde, que volto logo.

Imediatamente acionou Cons., perguntando sobre os familiares dela, respondendo que estavam na cabine recolhendo seus pertences. Godofredo correu para lá, encontrando o pai, a mãe e o irmão fechando suas malas e baús. Disse-lhes de forma autoritária e firme:

-Herr Barão Krupp, não há tempo para levarem seus pertences. O navio está afundando e serão tragados pela água, que já começa a inundá-lo. Vamos imediatamente aos escaleres, que Frau Laura lá os aguarda.

O barão olhou para sua esposa e abanou desoladamente a cabeça. A esposa chorava. O filho a amparou e concordou com um aceno de cabeça à Godofredo, dizendo:

-Vamos papai, mamãe, nossas vidas são muito mais importantes.

Nesse instante, o navio adernou para a frente, inclinando um pouco a proa. Eles saíram correndo até a escada de acesso ao convés, e viram que quase todos os escaleres tinham sido baixados, com muitos passageiros ainda aguardando subir nos restantes. Frau Laura, ao ver seus pais e irmão, correu em sua direção, abraçando-os.

-Vamos, subam no escaler, rápido! – disse Godofredo ajudando a mãe dela a se instalar no barco. Depois, pegou a mão da moça e a conduziu, sentando-a ao lado da mãe. O pai embarcou também. O irmão não, pois os homens mais jovens seriam os últimos, como a tripulação e o comandante, que assistia a tudo da ponte de comando. Seu avô, estava ao lado do capitão.

-Vocês não vêm? – disse ela com angustia, vendo-o com seu irmão ajudando a descer o escaler. O navio, com o enchimento e equalização da água nos compartimentos, estabilizou com a linha d’água em cinco metros, facilitando o resgate dos passageiros.

Godofredo, vendo seu avô com o comandante, que assistia à movimentação, fumando calmamente seu cachimbo na amurada da ponte de comando, foi até eles.

-Estão calmos assim? O navio não vai afundar, capitão Winston? – perguntou atônito.

-Não vai não! Ele estabilizou e conseguimos isolar a caldeira com o coque. Assim, com todos os passageiros em segurança no Hamburg, vamos levá-lo para Liverpool para ser restaurado.

Seu avô, olhando para Godofredo com ar de brincadeira, disse-lhe:

-O Hamburg estragou a sua côrte com Frau Laura, não é mesmo Gotffried?

-Quase nos matou!

Riram os três.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 18/06/2024
Código do texto: T8088714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.