Diário de um Idealista

1º de Janeiro

Início este diário para registrar minhas convicções e a constante batalha que travo para permanecer fiel a elas. Desde sempre acreditei na virtude, na justiça e na bondade. Para mim, o bem deve ser praticado pelo simples fato de ser o bem, não por qualquer expectativa de recompensa. Meus valores são claros: empatia, altruísmo e a convicção de que ajudar o próximo é a maior das virtudes. No entanto, encontro-me em conflito com um mundo que muitas vezes celebra a malícia em detrimento da honestidade.

26 de Janeiro

Hoje me deparei com uma situação que evidenciou as contradições morais que enfrento diariamente. Um colega de trabalho vangloriou a astúcia de seu tio, que aproveitou uma informação privilegiada sobre a valorização futura de um terreno para fazer uma proposta irrecusável a uma pessoa em dificuldades financeiras. Essa pessoa, movida pela necessidade urgente de dinheiro para o tratamento de um filho doente, aceitou a oferta sem saber o verdadeiro valor do terreno. Meu colega, ao relatar esse episódio, foi aplaudido por sua "inteligência nos negócios". No entanto, em meu íntimo, não pude deixar de sentir repulsa pela exploração da fragilidade alheia em benefício próprio.

27 de Janeiro

A situação do terreno me fez refletir profundamente sobre os valores que regem nossas ações. Enquanto meu colega se gabava da esperteza do tio, eu questionava a ética por trás daquela transação. Não consigo enxergar mérito em tirar vantagem da ingenuidade ou da necessidade alheia. Fui julgado como alguém "inocente" e "sonhador", como se acreditar na retidão de caráter fosse um defeito neste mundo cínico. Mas continuo firme em minha convicção de que o bem deve ser feito pelo bem em si, e não por interesses egoístas.

11 de Fevereiro

Mais uma vez, me vi em desacordo com as práticas do mundo ao meu redor. Um amigo, ao tomar conhecimento de uma informação confidencial no trabalho, não hesitou em usá-la para obter vantagens pessoais, mesmo que isso significasse prejudicar outros colegas. Ao ser confrontado sobre a falta de ética de sua atitude, ele simplesmente deu de ombros e afirmou que "quem não age assim está fadado ao fracasso". Essa mentalidade de buscar o próprio benefício a qualquer custo é algo que me entristece profundamente. O mundo parece premiar a astúcia e a ganância em detrimento da honestidade e da empatia. A ingenuidade é vista como fraqueza, a bondade como inocência. Mas não consigo aceitar esse raciocínio. Para mim, a verdadeira força está na capacidade de fazer o bem, mesmo quando todos ao redor optam pelo caminho mais fácil e egoísta.

30 de Março

Hoje me peguei questionando se minha visão idealista do mundo é apenas uma forma de escapismo da realidade dura e pragmática que nos cerca. Mas concluí que não. Acreditar na bondade intrínseca das pessoas e na importância de agir com retidão é uma escolha consciente, não uma ilusão. Não posso mudar o mundo todo, mas posso ser a mudança que desejo ver. E isso, para mim, é o suficiente para seguir em frente, apesar das adversidades e dos julgamentos.

1º de Abril

Hoje é o Dia da Mentira, ironicamente um dos dias mais importantes para muitos. É curioso como a sociedade celebra a falsidade e a manipulação neste dia, enquanto muitos vivem suas vidas mergulhados em mentiras diárias, algumas mais sutis que outras. Refleti sobre como a verdade muitas vezes é subjugada em prol de interesses egoístas, como as pessoas podem distorcer os fatos para se beneficiarem ou para esconderem suas fraquezas. É um mundo estranho em que vivemos, onde a sinceridade é muitas vezes vista como ingenuidade, e a mentira como astúcia.

10 de Abril

Tenho me questionado cada vez mais sobre a natureza humana e sobre os limites da moralidade. Hoje, enquanto estava no trabalho, tive a oportunidade de ouvir uma conversa entre meu chefe e um cliente em sua sala. Eles estavam negociando um contrato milionário, e para minha surpresa, meu chefe usou a desculpa de "não ter interesse em riqueza" para justificar a necessidade de fechar o negócio. Segundo ele, o dinheiro deste contrato seria repartido com a equipe, promovendo um suposto benefício coletivo. No entanto, conheço bem a realidade de nossa empresa. Apesar de meus esforços e dedicação no trabalho, nunca fui devidamente compensado financeiramente pelo meu desempenho. Essa hipocrisia me incomoda profundamente, pois vejo a mentira sendo usada para ganhar em cima dos outros, enquanto os verdadeiros esforços não são reconhecidos como deveriam ser.

15 de Abril

Hoje, mais do que nunca, reafirmo minha convicção de que o bem deve ser feito pelo bem em si. Não vou ceder às pressões e tentações que me rodeiam. Seja chamado de ingênuo, sonhador ou idealista, seguirei sendo quem sou e agindo de acordo com meus princípios. A vida pode ser dura para os que optam pela retidão, mas é a única forma de viver que considero verdadeiramente digna. E, no fim das contas, é isso que dá sentido à minha existência: ser fiel aos meus valores, não importa o que digam ou pensem a meu respeito.

20 de Abril

Hoje, mais uma vez, me deparei com a falsidade nas relações interpessoais. Um amigo próximo mentiu para sua parceira sobre seu paradeiro, inventando uma desculpa para encobrir sua verdadeira atividade. Ele justificou sua mentira como uma forma de proteger o relacionamento, mas questiono se mentir é realmente a melhor maneira de construir uma relação saudável e baseada na confiança mútua. A mentira parece tão entranhada em nosso cotidiano que muitas vezes passa despercebida, mas suas consequências podem ser devastadoras.

1º de Maio

No mês passado, tenho me deparado cada vez mais com a falsidade e a manipulação ao meu redor. Às vezes, questiono se vale a pena permanecer fiel aos meus valores em um mundo onde a mentira e a enganação são tão comuns. Mas, ao mesmo tempo, reafirmo minha convicção de que a verdade e a honestidade são pilares fundamentais de uma vida digna. Prefiro ser chamado de ingênuo do que me afastar do que acredito ser certo.

11 de Maio

Minha fé na bondade intrínseca das pessoas tem sido abalada ultimamente. Cada vez mais me dou conta de como as pessoas podem ser cruéis e manipuladoras em suas ações. A mentira, muitas vezes disfarçada de conveniência ou necessidade, revela-se como uma faceta sombria da natureza humana. No entanto, sigo resistindo à tentação de me envolver nesse jogo de falsidades. Prefiro viver com integridade, mesmo que isso signifique enfrentar desafios e incompreensões.

20 de Maio

Hoje, mais do que nunca, sinto-me um estranho neste mundo de mentiras e manipulações. Cada vez mais pessoas ao meu redor parecem dispostas a sacrificar a verdade em prol de seus interesses pessoais. É como se a sinceridade fosse vista como uma fraqueza, enquanto a astúcia e a dissimulação são exaltadas. No entanto, mantenho minha convicção de que a verdade é um valor intrínseco e inegociável. Mesmo que seja difícil, não vou me render à tentação da mentira.

1º de Junho

O mês de junho se inicia com um sentimento de desencanto em relação à sociedade em que vivemos. Cada vez mais me vejo cercado por falsas promessas, manipulações e enganações. A honestidade parece ser uma virtude em extinção, substituída pela conveniência da mentira. No entanto, não posso deixar que essa desilusão me corrompa. Continuarei lutando por aquilo em que acredito, mesmo que isso signifique nadar contra a maré.

14 de Junho

Chegamos ao meio do ano, e meu compromisso com a verdade e a honestidade permanece inabalável. Sei que o caminho que escolhi não é fácil, mas é o único que me permite olhar para o espelho com tranquilidade. As mentiras podem oferecer ganhos momentâneos, mas seu preço é a perda da própria integridade. Prefiro ser verdadeiro e enfrentar as consequências do que viver uma vida de ilusões e falsidades. A jornada continua, e espero que um dia a sinceridade e a honestidade voltem a ser valorizadas como deveriam ser.

Lucas Ferraz Cândido
Enviado por Lucas Ferraz Cândido em 15/06/2024
Reeditado em 15/06/2024
Código do texto: T8086364
Classificação de conteúdo: seguro