A magia da leitura nos dias atuais

A magia da leitura nos dias atuais

Em um dia de outono, numa grande cidade chamada Curitiba , onde todos os habitantes tinham uma paixão em comum: passear aos finais de semana. Entre eles, vivia Jorge, um jovem de quinze anos que, ao contrário de seus vizinhos, preferia os livros, fossem digitais ou físicos. Seus amigos, Raul e Antônio preferiam passar horas nas redes sociais ou jogando videogame.

Alguns dias depois , uma grande tempestade atingiu a cidade e a energia elétrica foi cortada. Sem internet e sem jogos, Raul e Antônio se viram entediados como jamais estiveram. Jorge, leitor ávido, sugeriu que eles pegassem um livro para passar o tempo. Sem outra opção, eles foram até a estante da biblioteca da escola e escolheram volumes empoeirados de capas azuis, intitulados "O Mundo Mágico de Sofia" e “Moby Dick”.

Na noite daquele dia, Raul e Antônio começaram a ler suas histórias . Nas primeiras páginas, ainda estavam desinteressados, mas logo as histórias de Sofia e a caça à cachalote branca, àquela sobre uma menina chamada Sofia Amundsen que aprende sobre os filósofos e suas teorias , e a outra sobre uma aventura em alto mar no norte da Europa no século XIX começaram a lhes interessar. Cada capítulo trazia novas aventuras, personagens cativantes e reviravoltas inesperadas.

Conforme avançavam na leitura, Raul e Antônio se viam imersos naquele mundo mágico. As horas passavam sem que eles percebessem. A tempestade lá fora já não importava mais, pois dentro daqueles livros eles encontravam uma realidade muito mais fascinante.

Quando finalmente terminaram a última página, os dois sentiram um misto de satisfação e saudade. Nunca imaginaram que um livro pudesse ser tão envolvente. Na manhã seguinte, ao se encontrarem os amigos compartilharam entusiasmados sobre as aventuras de Sofia e Moby Dick. Para surpresa de todos, outros amigos também tinham histórias de livros para compartilhar.

A partir daquele dia, Raul, Antônio e Jorge passaram a se encontrar na biblioteca pública da cidade, descobrindo mundos e realidades diferentes a cada novo livro. Perceberam que a leitura não era apenas uma forma de passar o tempo, mas uma porta para o conhecimento, a empatia e a criatividade.

Os livros os fizeram entender melhor o mundo ao seu redor e a importância de olhar além das telas e dos mundos virtuais. Raul e Antônio , que antes desprezavam os livros, tornaram-se defensores da leitura, e, junto com Jorge incentivavam outros jovens a explorar o universo infinito que cada livro oferece.

E assim, na Biblioteca pública de Curitiba , onde as páginas sempre se abriam para novas aventuras, os três amigos descobriram juntos que a magia da leitura é eterna e que, mesmo nos dias de hoje, é essencial para formar mentes críticas e sonhadoras.

Marcel Franco Lopes

Historiador/MEI

Flashes&Memórias