Eles, os poemas

Ela, que já me olhava há muito tempo, sem que eu o percebesse, retirou-me dos devaneios com a pergunta:

- Tia Lú, no que é que você tá pensando?

- Estou pensando em escrever um poema, Júlia - respondi, entre a surpresa e a necessidade de explicar coisas às crianças...

- E escrever um poema é bom ou ruim?

- É bom, Júlia... Escrever um poema é bom!

- E, então, Tia Lú... se é bom, por que você tá triste?!?

- Estou chamando o poema, que é bom, Júlia, por isso... pra ele não deixar mais eu ficar triste!

- Ah, então, o poema é alegre?

- Nem todos os poemas são alegres... alguns são tristes, mas, quando eles vem, ajudam o coração da gente porque são bonitos...

Frustrava-me com minha incapacidade de explicar poesia a uma criança, quando Júlia saltou da cadeira e correu a uma mesa próxima, arrancando a rosa mais bonita de um arranjo que a ornamentava... Rosa na mão, ela voltou.

- Toma a rosa, Tia Lú, ela é bonita... vai ajudar o poema que 'cê tá chamando...!

E correu a ir brincar com outras crianças.

Luciana Cavalcanti
Enviado por Luciana Cavalcanti em 21/05/2024
Código do texto: T8068423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.