ANTENA PROBLEMÁTICA

Foi aquele 1982 o ano áureo do radioamadorismo em Mossoró. Patrício português era presidente do QRV Clube e houve uma grande difusão do hobby naquele ano. A febre do rádio era extraordinária. Todos os finais de semana o nosso clube promovia manhãs festivas e a presença de sócios era enorme. Lazer, futebol e piscina. Os carros chegavam com suas antenas tremulando. A faixa cidadão contava com grande número de macanudos. Outros se preparavam para fazer provas paras a Classe “C”. Comitivas de futuros radioamadores viajavam até Fortaleza para fazer exames. No ápice deste movimento, Mossoró sediava o 9º Encontro Norte e Nordeste de Radioamadores.

Construí até minha sala de rádio lá em casa. Depois viajei a Manaus no intuito de comprar os equipamentos de minha estação. Trouxe também de lá uma antena plano-terra importada. Coisa de tecnologia de ponta. Alto ganho e possibilidade de falar com o mundo todo.

Passados alguns dias resolvi instalar a antena. Preparei a base, os estais e chamei algumas pessoas para ajudar. Apertei a antena no cano e começamos a subi-la. Era por volta de 15 horas e ventava. Quando a antena já estava a uns dez metros de altura, veio um vento mais forte e balançou tudo. Vi a antena pendendo. Procurei andar rápido pelo telhado em busca da base, na intenção de segurar. Ao chegar bem perto, vi um fogo azul forte, seguido de uma forte explosão. O elemento de cobre da antena batera na rede de alta tensão, que ficava bem próximo. O estrondo foi igual ao tiro de um canhão. Faltou energia em todo o bairro. Ficamos todos atônicos e tremendo de medo diante da tragédia. O pânico foi geral. Muitas pessoas, curiosas, acorreram ao local. Quando vi o tamanho da tragédia, minhas pernas tremeram mais do que vara verde. Fiquei branco como quem está com empaludismo e o sangue demorou a voltar.

Depois eu soube que se tivesse segurando o cano naquele momento, meu corpo teria sido carbonizado com a descarga. Foi este um grande livramento de Deus.

Esta foi a antena mais problemática que vi em toda minha vida.