Matemática, Agiotagem e Uma Carreira Encerrada
Colaram panfletos nos postes:
"R$ 2.200,00 TE AJUDARIA HOJE?"
Taí, ajudaria, pensei. Havia um número de telefone também. Liguei.
- Alô!?
- Alô! Vi o panfleto nos postes. Dois mil e duzentos reais me ajudariam hoje...
- Pois não! Maravilha! Como o senhor gostaria de pagar? Doze parcelas de trezentos reais, ou vinte e quatro de cento e oitenta?
- Parcelas? Um momento... Escute, estou fazendo as contas aqui... Doze de trezentos dá R$3.600,00. Mais de 63% de acréscimo em um ano. Vinte e quatro de cento e oitenta, totalizariam praticamente cem por cento de acréscimo no final de dois anos.
- Isso mesmo, mas o importante é que são parcelas que "cabem" no seu bolso.
- Hum...
- Alô?! Afinal, o senhor vai ou não querer o empréstimo?
- Empréstimo? Ah, sim, me diga o seguinte: se eu emprestar R$2.200,00 pra vocês, quanto me pagam por mês? Pode ser até um prazo mais longo... Quarenta e oito, sessenta meses...
- Não, senhor. Estamos aqui para emprestar, não para pedir emprestado.
- Mas eu ofereço taxas bastante atrativas... Vinte e cinco, vinte por cento ao ano... Já me parecem bem interessantes.
- Senhor, desculpe, preciso desligar.
E foi assim que a minha carreira de agiota terminou antes de começar. Uma pena, R$2.200,00 seria um bom capital inicial...