Minha mulher não manda em mim

Estava com meu esposo e outros três casais de amigos em um barzinho, num final de tarde de uma sexta-feira, quando uma das mulheres convidou seu companheiro para se retirarem, alegando estar cansada, já que todos ali encerravam mais um dia de trabalho.

Ao ouvir a conversa, um dos cidadãos que estavam à mesa exclamou:

- Não acredito que você já vai embora, Antônio!

A moça informou que já estava solicitando um carro por aplicativo e, ignorando-a, o homem continuou dirigindo-se a Antônio dizendo:

- Deixe que essa mulher vá sozinha, rapaz! Não é ela que quer ir? Manda ela ir fazer a janta! Seja homem, e vamos tomar mais uma!

Outro colega entrou na história e começou a falar:

- por isso não deixo minha mulher baixar esses aplicativos no celular dela. Assim, ela só vai quando eu for.

Fiquei abismada diante de tanto machismo, de constatar, mais uma vez, como ele é estrutural em nossa sociedade e engana-se quem pensa que isso é coisa do passado. Chamei a atenção deles e falei:

- Que belo show de machismo os senhores acabaram de protagonizar, não é mesmo? Os nobres cavalheiros poderiam mencionar mais alguma serventia de suas digníssimas esposas, além de servi-los sexualmente, procriarem e fazer janta para vocês?

Eles se defenderam dizendo que esse negócio de machismo era coisa da minha cabeça, que eu gostava de polêmica e que, na verdade, Antônio deveria sim acompanhar sua mulher.

Só então, os defensores dos maridos oprimidos perceberam que o homem, o qual estavam crucificando, permanecia calado, tomando sua cerveja tranquilamente. Voltaram-se para ele e indagaram:

- e você não vai dizer nada?

Antônio levantou-se rapidamente e declarou:

- Enquanto vocês discutiam, eu aproveitava o tempo para beber mais uma, antes do meu transporte chegar.

O casal partiu e o falatório continuou. Afirmavam que Antônio era mandado pela mulher, que aquilo não dava para eles, pois nunca seriam governados pelo sexo oposto.

Pouco tempo depois, também fomos para casa e e novamente lembrei das palavras que minha avó e minha mãe sempre disseram. Segundo elas, a base de um casamento é o amor, o respeito e o diálogo. Aqueles que não conhecem esses conceitos, resume tudo em um simples "minha mulher não manda em mim"!