Travessa Domingos Loretti, 318

O sobrado de esquina da Travessa Domingos Loretti, 318 tem muitas histórias para contar. Meu ex-marido e eu adquirimos este sobrado num negócio com um outro sobrado central da cidade, embora este também esteja na região central de nossa cidade. Antigo, de três andares, aparência rústica por fora, mas bem reformado por dentro.

No dia de visitarmos para ver se a compra nos interessava, o corretor abriu a porta da entrada e lá nos adentramos, curiosos, para conhecer o prédio grande de esquina.

Quando adentramos as escadarias logo no primeiro andar tinha um palco arredondado no canto da sala, estranhei um pouco, mas também todos os cômodos, exceto a cozinha, tinham tetos pretos e carpete vermelho, dando um ar de pomposidade e mistério. A casa toda com molduras de gesso, uma cozinha americana com dois ambientes toda branca com lindos armários embutidos, muitas bancadas, me apaixonei na hora, quero este sobrado, disse ao meu ex-marido. A suíte principal no segundo andar, também com dois ambientes e varanda com um banheiro enorme, com pedras na parede de divisa do quarto para o banheiro, um luxo, banheira redonda, um espaço para sauna, perfeito! Subindo ao terceiro andar um terraço enorme com lavanderia e banheiro. Meu ex-marido amou! Ao total quatro suítes, banheiro no terraço e na garagem, que também era bem espaçosa.

Enfim, não hesitamos e compramos o tal sobrado exótico. Fizemos uma reforma, tirando o palco da primeira sala, deu um trabalhão descer tanto entulho e fomos aos poucos tirando o carpete da casa, colocando piso novo e pintando a casa, tirando todo o teto preto. Reformamos a lavanderia e hoje tem uma área de lazer com pia e churrasqueira. Lá de cima avistamos boa parte da cidade, o trevo de entrada da cidade, o centro e alguns bairros periféricos. Do quarto do segundo andar, que fica na esquina, tem uma vista maravilhosa, a antiga Usina Vigor desativada bem de frente, onde pastam cabras, vacas e cavalos, gatinhos moram neste lugar, que tem um senhor que toma conta. Tem uma enorme paineira que hoje está toda florida de rosa e quando as flores caem, formam um lindo tapete. No verão e outono saem bagos de paina que voam ao entardecer com o vento. Eu amo prédios antigos!

Olhando do outro lado, avisto uma antiga cerâmica desativada com suas quatro chaminés imponentes. Do outro lado, avisto prédios do centro da cidade, quintais com suas peculiaridades, árvores, áreas verdes, ainda presentes na cidade de pedra.

Conversando com vizinhos, me disseram que o meu sobrado foi por muito tempo uma espécie de hotel para artistas famosos que se apresentavam numa antiga boate na estrada vicinal que dá acesso a nossa cidade, depois ficou muito tempo fechado e por fim, virou um bordel, aí o palco na sala, para apresentações dançantes e musicais. Com certeza, este sobrado tem muitas histórias contar! Ah se estas paredes falassem! Muitas pessoas comentam comigo que frequentaram o tal bordel e que era muito famoso a tempos atrás. Hoje uma casa comum, onde moro e transformei num pequeno Hostel, por suas acomodações confortáveis, área central da cidade.

Nossa cidade é dormitório, pois tem muitas empresas, escolas técnicas e abriga um Conservatório Musical, o maior da América Latina, recebendo assim muitos visitantes, estudantes e trabalhadores. É uma cidade acolhedora e hospitaleira e hoje tem o Hostel da Travessa Domingos Loretti, 318.

E as histórias continuam sendo resgatadas do passado, no presente e logo aqui ficarão eternizadas por minhas memórias!