Chuva

Adoro as tempestades de verão que ocorrem quando a pressão atmosférica baixa leva lá pra cima aquela maldita massa de ar quente e sufocante que faz o suor brotar da pele embaçando as lentes dos óculos.

NOTA: Nesses casos é melhor um calçado com sola de borracha.

Era depois do almoço, parei na biblioteca para renovar a carteirinha e aproveitei para tomar um café. Satisfeito, entrei no hall climatizado ornado por estantes e escolhi um romance de Luís Fernando Veríssimo para folhear e aproveitar o silêncio enquanto esperava a tarde passar. A poltrona era tão confortável que adormeci e só acordei com o livro escorregando das minhas mãos e batendo no assoalho. Um ou outro leitor que ali estavam me encararam subindo as sobrancelhas. Fingi que não vi.

Coloquei o volume sobre uma mesa próxima à funcionária que tomava conta do setor (estudei biblioteconomia, não peguei o canudo, mas sei que não é de bom gosto tentar voltar o livro pra prateleira) e saí.

Na rua eram dois sois pra cada transeunte. Caminho até o apartamento, alimento o gato e tomo banho. Escuto o jornal pelo rádio até o locutor anunciar que são seis da tarde. É dia de ir ao mercado fazer compras. Calço um par de sapatos de camurça azul e caminho pela avenida achando graça de ir mais rápido que os carros engarrafados na hora do rush.

A infalível lei de Murphy trás o temporal quando estou com as sacolas nas mãos voltando pra casa. Ensopado, giro a chave na porta e minha mulher ri fazendo piada dizendo que vou ter que arrumar outros calçados para o baile de amanhã.

Rodrigo Margini
Enviado por Rodrigo Margini em 20/02/2024
Código do texto: T8003424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.