A CÁBULA
I
Por negligência minha, acabei por matar uma menina linda de 6 anos de idade, por não ter ouvido os conselhos dos meus amigos para parar de fazer cábula. Tornei-me um assassino. Chicola José é o meu nome, sou um rapaz de 23 anos da província do Moxico. Órfão de pai, vivo com a minha mãe. Ela tem dado o melhor de si para me ver formado. Estudo no Instituto Politécnico de Saúde. Na mesma escola, conheci dois amigos, Muene Chissola e a Tania, que me ajudavam no que precisasse. Eles davam-me vários conselhos, pois notavam que eu era cabulador.
Na época de prova, estava estudando, mas alguns conteúdos não entravam. Optei pela memória externa (cábula). Faltava-me um dos conteúdos importantes sobre aula prática. Neste dia, ao invés de procurar ajuda da minha colega, preferi fazer cábula.
Infelizmente, apliquei a medicação errada numa criança que veio a falecer. Fui processado, agredido pela família e o caso foi parar no tribunal. As palavras da menina repetiam-se na minha mente, “Doutor, vou ficar bem nem?”
“A cábula não é inteligência, e sim burrice escolhida por um futuro corrupto.”
- Nyanga
Por: Aniceto Chitambala
II
Era uma vez, João, um estudante alto, clarinho e com espírito revolucionário, que tinha o sonho de ser médico. No entanto, não se destacava em outras disciplinas, pois não eram de seu agrado. Por mais que se esforçasse, não tinha sucesso. Até que um dia, decidiu recorrer à cábula para ter boas notas nas disciplinas menos apreciadas.
Durante a prova, João foi apanhado pelo professor. O professor zangado levou-o imediatamente ao Sr. Director. O professor explicou que João era burro por ser apanhado com cábula. O Sr. Director, surpreendido, perguntou a João o que gostava, e ele respondeu: “Gosto de Anatomia. Minha paixão é estudar o corpo humano.”
O Sr. Director fez diversas perguntas relacionadas à anatomia, e João respondeu todas correctamente. Os professores ficaram surpresos com a sabedoria do aluno. O Sr. Director convocou todos os professores e perguntou se existe aluno burro. A resposta de João revelou a singularidade de cada aluno.
Surpresos com a resposta sábia de João, os professores e o Sr. Director aplaudiram. João tornou-se um grande pensador, médico e palestrante mundial.
Por: Jeovani Vunge
Portal e Editora: Mwangolé das Letras
Revisão: Nyanga
Imagem: Wikipédia