O MENTIROSO

Ele contou uma mentira, pequena, pensava, mas era uma mentira. Teria que sustentá-la para sempre, conservar os detalhes direitinho, não mudar uma vírgula que fosse. Ele sabia que era mentira, mas sabia que não tinha outro jeito, falou para um, para outro, contou milhares de vezes a mesma história, tanto que ela virou uma verdade, mas uma verdade que machuca a pessoa que sabe a verdadeira verdade e isso o deixava maluco. Todo dia recontava a história para ele mesmo, na frente do espelho, tudo para não esquecer, pois as pessoas pediam para que ele contasse tudo de novo, quantas vezes o encontravam na rua e nas festas para as quais era convidado com pompa e circunstância.

O tempo passou, a história foi ficando esquecida, poucas pessoas pediam que a contasse novamente, só em algumas ocasiões especiais, ele foi parando de ensaiar a história na frente do espelho e ela foi se perdendo, se modificando, até que um dia contou alguns detalhes diferentes para quem já tinha ouvido muitas vezes a mesma história, foi cobrado, disse que falhou a memória, mas não se lembrou de algumas coisas importantes, houve contradição.

Até que um dia não teve jeito, pegaram ele na mentira, sua fama acabou, não lhe davam mais atenção, no bar não ganhava mais uma dose pinga sequer, era apontado na rua por todo mundo e algumas vezes até xingado. Vergonha.

Foi embora dali, arrumou outra casa em outro lugar, chegou lá e contou a mesma história, com outros detalhes, pois não se lembrava dos primeiros, voltou a ser reconhecido, era abraçado e amado por todos e assim é até os dias de hoje.

A história? Nem ouso contar, mentira pura, fui lá onde ele mora atualmente e tentei falar a verdade, quase apanhei de uma turma, tomei só uns cascudos doloridos e me jogaram para fora do lugar. Não posso voltar nunca mais e quem vai até esse lugar para falar a verdade é tratado do mesmo jeito... Sei não, mas para ele a mentira compensa. Até quando ele contar a história de forma diferente, um dia eu sei que ele vai falhar, daí volto lá e serei herói. Será?

Celso Ciampi
Enviado por Celso Ciampi em 10/10/2023
Código do texto: T7905355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.