Sincericídio

Numa vila muito antiga, uma jovem foi convidada para o exercício da sinceridade plena, mas não compreendeu bem a lição.

Ao encontrar a tia toda alegre com um vestido bastante chamativo, e ser por essa indagada quando ao que achava de seu visual, teve que ouvir:

- Acho que a senhora perdeu a noção de idade e de senso, visto que está usando um vestido extremamente chamativo e inapropriado a sua idade.

Em outro momento foi indagada sobre as aulas de seu professor e respondeu que achava as aulas chatas e que não conseguia se motivar com aquela aula sempre expositiva, sem nenhuma novidade, sendo apenas um resumo do material do livro.

Em outro momento disse ao chefe que ele era arrogante e mal educado com os funcionários.

Não demorou muito para que perdesse o emprego, para que fosse mais severamente examinadas suas provas e em sua família passou a ser pessoa não muito apreciada, sendo das comemorações festivas excluídas.

Isolada e sozinha, sentiu necessidade de buscar o seu antigo mestre para ouvir algo que pudesse explicar o ocorrido, estava a beira do suicídio, quando ouviu o mestre lhe dizer: "Sinceridade sem amor é sincericídio", pois pode matar quem pratica e escuta.