Crônicas sobre épocas da Vida

Rua rosada,1985,diante da antiga fazenda Menegheti,João sai,e deixa suas filhas brincando com "M",ao voltarem ,se impressionam com a casa,organizada,e terem permanecido pelo redor do pátio,sem irem longe,a segunda maior rua do local viviam,nessa época,O bairro,nem "sonhava" existir,como é conhecido hoje,e quem pisa esse local citado,mais antigo,não imagina como era diferente,creio que de Canoas,a única parte quase igual,é a frente do cemitério Santo Antônio,aquela pracinha,antiga,que deveriam tombar como Patrimônio Histórico.Porém não tenho certeza se ainda está lá,era o único local,que não mudara desde 1981.O pai das meninas,nem sempre podia estar em casa,e elas amadureceram muito cedo,as ruas rosadas do bairro,sem asfalto,e de poucas casas,estilo classe média,tinham os nomes de balneários,das praias gaúchas,talvez,idealizadas,por quem queria "trazer o estilo da praia",para um local nada haver com aqueles locais.O lugar fica em frente,ao que atualmente é,o quase cidade,bairro Guajuviras,em Canoas,é perplexante,como tudo lá mudou,centro comercial intenso,me recorda a Cidade de Xanghai,até,(Risos!),aqueles locais e arredores,serão,talvez,um dia,mais importantes que a Capital Porto Alegre,eu me perco se ir até o final da Rua boqueirão antiga,e entrar à esquerda ou direita,tudo lá mudou gigantescamente,já estivemos por lá,fazendo entregas de caminhão,e o pessoal dizia: -Tá tranquilo o Mário sabe e conhece o lugar!

E eu refletindo:

-Ah sim,claro,bem capaz que não!

Mas acertava os endereços no improviso!

Os campos,terrenos antigos,a que os místicos acendiam fogueiras,completamente tomados pelas construções,semelhantes ao que eram,e atualmente são lugares de Seul,Coréia sulista.

Me impressionou idosos atualmente,recordarem quem sou,e dizerem:

-Lembro de ti,compravas exatamente o mesmo que me pedistes,as pessoas acostumam,e eras um jovem naquela época,andavas com os hippies punks e rajnishes.

Parece ontem que lhe ví!