O desfile cívico escolar na minha comunidade
Capítulo 1: A seleção dos membros da fanfarra.
Era uma manhã ensolarada de setembro e os alunos da Escola Municipal Petrônio estavam animados com o anúncio do professor de música Josué. Ele disse que a escola iria participar do desfile cívico do dia 7 de setembro e que precisava de voluntários para formar uma fanfarra.
● O que é uma fanfarra? - perguntou João, um menino curioso que gostava de aprender coisas novas.
● É um grupo musical que toca instrumentos de sopro e percussão, como trompetes, clarinetes, saxofones, tambores, pratos e bumbos - explicou o professor. - É uma tradição muito bonita e importante para celebrar a independência do nosso país.
● Eu quero participar! - disse Maria, uma menina alegre e extrovertida que adorava cantar e dançar.
● Eu também! - disse Pedro, um menino corajoso e esportivo que gostava de desafios.
● E eu! - disse Ana, uma menina inteligente e criativa que tinha talento para desenhar e pintar.
O professor Josué ficou feliz com o entusiasmo dos alunos e disse que eles teriam que fazer um teste para ver qual instrumento se adaptava melhor a cada um. Ele também disse que eles teriam que ensaiar muito para fazer uma boa apresentação no dia do desfile.
Capítulo 2: As dificuldades para conseguir os instrumentos e o fardamento.
Os alunos fizeram o teste e descobriram quais instrumentos iriam tocar na fanfarra. João ficou com o tarol, Maria com os pratos, Pedro com o caixinha e Ana com o tambor. Eles estavam ansiosos para começar a ensaiar, mas logo perceberam que havia um problema: a escola não tinha os instrumentos nem o fardamento para a fanfarra.
● Como vamos fazer? - perguntou João, preocupado.
● Não podemos desistir! - disse Maria, otimista.
● Temos que encontrar uma solução! - disse Pedro, determinado.
● Vamos pedir ajuda! - disse Ana, sensata.
Os alunos conversaram com o professor de música e ele disse que eles poderiam tentar conseguir os instrumentos e o fardamento com outras escolas, comércios ou pessoas da comunidade. Ele também disse que eles poderiam fazer uma campanha de arrecadação de fundos para comprar o que faltasse.
Os alunos seguiram o conselho do professor e saíram pela comunidade em busca de apoio.
Eles bateram nas portas das casas, dos mercados, das padarias, das farmácias, dos salões de beleza e de outros estabelecimentos. Eles explicaram o seu projeto e pediram doações ou empréstimos de instrumentos ou dinheiro. Eles também fizeram cartazes, panfletos e anúncios nas redes sociais para divulgar a sua causa.
Aos poucos, eles foram conseguindo os recursos que precisavam. Algumas escolas emprestaram os instrumentos que tinham sobrando. Alguns comerciantes doaram dinheiro ou materiais para fazer o fardamento. Algumas pessoas da comunidade se ofereceram para costurar as roupas ou dar aulas de música. Os alunos ficaram muito gratos por toda a ajuda recebida e se sentiram mais motivados para ensaiar.
Os ensaio eram realizados nas ruas da comunidade.
Capítulo 3: O dia do desfile
Finalmente chegou o dia 7 de setembro e os alunos da fanfarra estavam prontos para o desfile. Eles vestiram os seus fardamentos azuis e brancos, pegaram os seus instrumentos brilhantes e se reuniram na frente da escola. Eles estavam nervosos, mas também orgulhosos do seu trabalho.
O professor de música os orientou sobre como se posicionar na rua e como seguir o ritmo da marcha. Ele também os elogiou pelo seu esforço e dedicação. Ele disse que eles eram um exemplo de cidadania e patriotismo.
O desfile começou e os alunos da fanfarra saíram tocando com alegria e entusiasmo. Eles tocaram o hino nacional, o hino da independência e outras músicas populares. Eles fizeram bonitas coreografias com os seus instrumentos e acenaram para o público.
Foram convidados a desfilarem em outros municípios.
Eles receberam muitos aplausos, assobios e gritos de incentivo. Eles se sentiram felizes e realizados.
O desfile terminou e os alunos da fanfarra voltaram para a escola. Eles abraçaram o professor de música e agradeceram pela oportunidade. Eles também abraçaram uns aos outros e comemoraram o seu sucesso. Eles aprenderam muito sobre música, história, cooperação e solidariedade. Eles também fizeram novos amigos e se divertiram muito.
Eles nunca mais esqueceram aquele dia em que participaram do desfile cívico escolar na sua comunidade.
Fim.