O processo do Sofrer

Todo processo evolutivo requer sofrimento, portanto ninguém passa impune desse sofrer. Infelizmente não nascemos prontos, muito menos acabados, estamos sempre em construção, buscando aprender. Vivemos, sofremos, aprendemos e isso é um processo recorrente até o nosso findar.

Precisamos compreender que evoluir dá trabalho, exige de nós mudança de olhar, transformações. Muitas vezes concluímos que alcançamos o proposito com êxito, outras vezes falhamos no propósito de aprender, hora de examinar a consciência.

O fato é que enquanto estamos nessa terra temos aos montes oportunidades para aprender, variadas vezes, sempre e sempre.

Enfrentar desafios, requer a virtude da paciência, resiliência, porque todo sofrimento sempre vai ser doloroso, sofrido. E nesse processo do sofrer o importante é a sabedoria de esperar com tranquilidade o tempo certo do aprender, acalmar o coração, conseguir passar as tempestades em paz com tranquilidade e harmonia, porque tudo passa, assim dizia Chico.

O que poucos entendem é que esse processo de passar os momentos difíceis com tranquilidade e sem reclamar é também uma dádiva de Deus, virtude a alcançar, pois é nas situações difíceis da vida que perdemos a calma e nos abalamos.

Precisamos esperar sem desistir, superar/suportar os obstáculos e conquistar as metas. Aprender com as dificuldades e com os desafios, e nos transformar com os erros. Cabe a decidirmos entre rir e chorar.

A propósito, sofremos por quê? Causa e efeito? Consequências da vida? Imprudências relacionadas as nossas atitudes? Sofrimento requer paciência e entendimento.

A propósito, o barro para se tornar um lindo vaso precisou ser levado a uma temperatura altíssima para se tornar esse lindo adorno, elemento de adoração. O milho após ser colhido para se tornar trigo precisou passar pela colheita, pelas máquinas, por viagens até se transformar no produto final, fonte de adoração de muitos. Já a cana-de-açúcar após ser plantada, tratada, colhida, se transformou no mais gostoso e saboroso açúcar, passou por várias etapas. E assim também somos nós, precisamos passar por muitas situações para nos transformar na nossa melhor versão. Sigamos com fé e resiliência sem reclamar, com a dádiva da paciência, enfrentando as aflições da vida nos transformando verdadeiramente.

Malulu Santos
Enviado por Malulu Santos em 27/07/2023
Código do texto: T7847615
Classificação de conteúdo: seguro