Tio Alonso - um dos primeiros fotógrafos de Urucará.

Seu nome João Alonso Seixas de Oliveira, casado com a Sra Felisbela Paes de Oliveira, filha de João da Silva Paes e Adelaide Marques Paes, morou e viveu em Urucará no passado, na Rua Crispim Lobo, na casa que foi vendida ao Sr Eustáquio Libório e D Zeca, quando teve que vir para Manaus.

Ele era o fotógrafo, registrava os fatos do cotidiano e as datas memoráveis quando era solicitado, ainda quando era nas cores preto e branco. Esse trabalho fazia como extra, fora de sua atividade principal, que era o intercâmbio entre Urucará e Manaus, devido a grande dificuldade de se chegar a capital amazonense na época. Então, as pessoas pediam para comprar algo em Manaus, ele viajava e comprava no crediario o que pediam, como também, trabalhava como procurador dos professores, a representá-los junto a Seduc.

Muitos irão lembrar dele, deixou muita saudade a todos que o conheciam, vale a pena deixar registrado.

Um homem bom, digno e honrado, boas lembranças do Sr Tio e da Tia, que nos ajudou muito quando da nossa vinda para Manaus. Ele tinha uma Vila de Quartos, que alugava aos urucaraense que vinham tentar a vida em Manaus.

Eu gostava muito dele e da tia Belinha, como ela era chamada, inclusive vi uma escola com o nome da tia em Urucará, uma justa homenagem.

Já são falecidos, mas quero deixar registrado, para que fique na memória no presente, para que possamos reviver no futuro.

Sua filha a Fatima Paes, mora no Conjunto Eldorado, ela que me autorizou a escrever e publicar essas fotos.

José Gomes Paes

Em 19/01/2020

Poeta filho de Urucará

Membro da Abeppa e Alcama