#nãocompartilhe

- Qual é a graça de ver a desgraça dos outros?

- Não sei. Tem horas que eu acho divertido.

- Como assim? Divertido?

- Sei lá. Toda tragédia chama atenção. Eu mesmo adoro ver fotos dos acidentes, principalmente aqueles de avião. Imagina um monte de corpos destroçados

- Você me assusta, sabe?

Silêncio!

- Vai me dizer que você também não curte?

- Não! Não gosto!

- Bem, então somos diferentes.

- Completamente. E se fosse alguém da sua família, sua mulher, sua filha...

- Isso nunca vai acontecer.

- É só uma suposição. E fosse alguém da sua família. Qual seria a sua reação ao ver outra pessoa olhando fotos, e...

Então um dos homens se levantou e irritado socou a mesa do bar onde os dois dividiam uma garrafa de cerveja. E o outro ficou ali sentado, sozinho, terminando o que ainda restava da garrafa.

Tarde da noite. Odair dormia pesado no sofá, quando foi despertado por batidas fortes na porta de sua casa.

A vizinha, uma senhora de idade com a fisionomia desesperada, quase não conseguia se expressar quando Odair com cara de sono abriu a porta.

- Boa noite, dona Adelaide. Eu posso te ajudar?

Os olhos de dona Adelaide se encheram de água.

- Sua filha foi atropelada... Ela está morta!

Um vazio no peito, uma sensação de sufocamento e um grito de dor preso na garganta.

Odair deixou tudo para trás, a televisão ligada no jogo do time do coração que perdia a partida, a porta aberta e o coração escancarado.

Uma multidão. Celulares filmando e fotografando. Odair viu toda a barbárie e tentou impedir, em vão.

No dia seguinte após o enterro da filha. Odair de olhar cabisbaixo pela rua pode notar os fuxicos, os risos e os comentários indevidos de alguns moradores da comunidade onde morava. Seus vizinhos assistiam a vídeos e compartilhavam fotos de sua filha morta. Ele poderia brigar com cada uma dessas pessoas, mas do que iria adiantar? Se para ele a lição veio da pior maneira possível, para esses indivíduos teria de acontecer a mesma coisa, a mesma perda, a mesma dor.

Para Odair só restava lamentar a partida da filha adolescente e tomar como lição uma coisa. Nunca mais compartilhar fotos e vídeos de pessoas sem vida, pois um dia a vítima da foto pode ser você ou alguém da sua família....

Fernando F Camargo
Enviado por Fernando F Camargo em 16/07/2023
Código do texto: T7838306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.