A IRONIA DA BURLA ( PARTE - 1 O CRIME MISTERIOSO )
"TRIMMM"
- Alô! Serviço de Investigação Criminal, quem fala?
- É o Matias! É o Comissário Lucas?
- Sim, sou o Comissário Lucas. Do que se trata?
- Como eu disse antes, sou o Matias. Estou com uma encomenda para o senhor.
- Tchau, Matias. Esse truque é velho.
O Comissário Lucas desliga a chamada e fica sorrindo, imaginando o quão insano era a pessoa ao telefone. Ligar para um agente da SERNIC em serviço e usar um truque de burla muito antigo. O que o deixava meio confuso era como a pessoa sabia seu nome.
O que o agente Lucas não sabia era que o "Matias" não era nada fiel, e esse não era seu nome verdadeiro. Matias era um mestre da falsidade, conhecido por suas habilidades em enganar até mesmo os mais experientes. Ele se deleitava com os jogos de manipulação e estava determinado a testar as habilidades do Comissário Lucas.
Antes de ligar para o agente, Matias passou na casa do Comissário Lucas, disfarçado como um agente da FIPAG que estava realizando uma investigação sobre uma dívida alta. Seu encontro com Gabriel, o filho mais velho do Comissário Lucas, foi calculado para criar confusão e abrir caminho para seu plano.
- Este assunto da dívida trate com o meu pai.
- Quem é o seu pai?
- A quem o senhor iria cobrar a dívida?
- Olha, filho, esse processo é muito complicado. Eu apenas trouxe comigo a intimação. Quem responderá é o proprietário da casa, neste caso, seu pai.
- Desculpe, senhor. Me chame de Gabriel. Você pode ligar para a Secretaria de Serviços de Investigação Criminal e dizer que precisa falar com o agente Lucas. Ele é o meu pai, o proprietário da casa. Com licença.
Intrigado com a visita do suposto agente da FIPAG, Gabriel não suspeitou das verdadeiras intenções por trás do encontro. Ele nunca imaginou que o encontro planejado por Matias desencadearia uma série de eventos que levariam à situação atual.
Sem saber sobre o encontro de seu filho com Matias, o agente Lucas decidiu retornar a ligação para o suposto Matias. Matias atendeu e disse: "Ora... eu já não sabia mais o que fazer. Obrigado por retornar. Deus o abençoe."
- Olha, Sr. Matias, não estou para brincadeiras. Do que se trata?
- Sr. Lucas, não consigo me localizar com seu filho Gabriel. Ele fez uma compra online comigo e colocou em seu nome.
- Traga!
- Não é tão simples assim. O senhor deve fazer metade do pagamento agora. Caso o senhor não pague, eu irei processar o Gabriel por não honrar com o compromisso!
- De quanto se trata?
- 3.000 meticais. O senhor pode pagar 1.500 meticais agora e o restante do valor só quando a encomenda chegar até o senhor.
- Por que eu faria isso?
- Porque seria muito constrangedor o filho de um agente responder a um processo tão insignificante.
Aguarde na linha, Matias. Quero falar com o meu filho.
- Alô, pai.
- Olha, Gabriel, você conhece um tal de Matias?
- Sim, pai. Falei com ele hoje mais cedo e passei seus dados para ele.
Gabriel, um jovem inteligente, mas ingênuo, não fazia ideia das verdadeiras intenções de Matias. O agente Lucas, agora preocupado com o que estava acontecendo, decide fazer o pagamento exigido por Matias para proteger seu filho de possíveis consequências.
Assim que Matias percebe que recebeu o valor, desliga imediatamente o celular, deixando Lucas se questionando sobre o que realmente aconteceu.
- Alô... Alô, Matias? O telefone fica em silêncio, sem resposta.