AS MADRUGADAS DE ESPERANÇAS

Já são 04h da madrugada e o galo do Roberto canta bem alto, ao ponto de ele pensar que está atrasado. Nas correrias, o Roberto sai da cama rapidamente, se arruma e se despede de sua avó. Logo em seguida, ele se põe na estrada, gritando "Waresta, Waresta" o cobrador do transporte público, vulgo "Chapa". Ele pega o chapa em direção ao Mercado Grossista da Resta.

Enquanto o chapa anda, a cada parada ele recolhe mais pessoas. Por mais cedo que pareça, todos os nampulenses naquele chapa sentem-se atrasados para seus trabalhos e negócios. Roberto, sendo um comerciante ambulante, sabe que deve acordar cedo e ir atrás de seus produtos na Resta. Depois de conseguir os produtos, ele os vende o máximo que pode para garantir o sustento dele e de sua avó idosa, que só depende dele para sobreviver. Ele também usa o dinheiro para pagar seus estudos. Ele frequenta a 10ª classe no ensino noturno na Escola Secundária de Nampula. Com apenas 17 anos, Roberto já sabe como a cidade de Nampula funciona para sobreviver. Sendo órfão e sem muitos familiares, ele sempre acorda cedo para dar o melhor de si. Neste dia não foi diferente: ele pega o chapa e o motorista liga o rádio. Os passageiros acompanham as notícias da atualidade. Roberto pega seus produtos na Resta para comercializá-los nos bairros capitalistas da cidade de Nampula. Ele vende seus produtos de porta em porta, e entre os produtos mais vendidos por ele estão o feijão maguno, tomates, feijão manteiga verde, cenouras e outras hortaliças.

Depois de pegar os produtos, Roberto corre atrás do chapa que o leva ao seu destino. Durante a viagem, ele organiza os produtos e determina os preços. Chegando ao seu destino, ele desce do chapa sem demora e começa a fazer publicidade de seus produtos porta a porta. Durante suas atividades, ele encontra outros comerciantes que vendem diversos produtos alimentares, como mariscos, carne, entre outros. Roberto tem uma estratégia de venda muito fascinante, que outros comerciantes não conhecem. Ele opta por visitar mais as casas dos estrangeiros, preferencialmente os indianos e nigerianos. Segundo sua teoria, os estrangeiros têm muito dinheiro e a maioria deles não sai para fazer compras nos mercados ao redor de suas residências devido à sua situação de estadia ilegal em Moçambique. Durante suas atividades no meio da tarde, ele faz um intervalo para almoçar na barraca da Mãe Joana. Roberto e Mãe Joana já se conhecem há muito tempo. Mãe Joana também faz suas compras bem cedo no Mercado Grossista da Resta e corre para o seu posto de negócio para preparar as refeições e vendê-las aos clientes, incluindo os comerciantes ambulantes, cobradores de chapa, moto-taxistas, operários e vários outros interessados em comprar. A maioria dos clientes de Mãe Joana não pode voltar para casa na hora do almoço devido à distância. Durante as refeições, todos conversam sobre vários assuntos relacionados à cidade de Nampula. Alguns não conseguem terminar suas conversas e retornam às suas atividades, pois o tempo não espera ninguém. Assim que Roberto termina de almoçar, ele se despede de todos naquele estabelecimento e também retorna às suas atividades.

Ele passa o dia inteiro vendendo os produtos que não pode levar para casa, pois vão se estragar. Ao pôr do sol, ele encerra o negócio e sai correndo para casa, ganhando tempo para se preparar e ir para a escola. Durante a correria para casa, ele passa no mercado mais próximo e faz as compras para o jantar, usando um pouco do lucro obtido no negócio. Ao chegar em casa, ele apenas cumprimenta sua avó e entrega as compras para o jantar. Sem demora, ele se prepara e sai correndo para a escola. Após duas horas de aula, depois de um dia muito cansativo, Roberto retorna para casa e encontra sua avó preocupada e esperando por ele. Alegremente, ele acalma-a, dizendo para não se preocupar, pois ele já é um homem e sabe se cuidar em qualquer situação. Ele janta e, ao mesmo tempo, faz os cálculos do dinheiro que irá usar no dia seguinte. Sem mais forças, ele dorme, sabendo que no dia seguinte a rotina continua.

Nélio Da Costa José
Enviado por Nélio Da Costa José em 11/07/2023
Código do texto: T7834137
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.