24-Coiseiras de Morro Seco: O Namorado.

24- Coiseiras de Moro Seco: O Namorado.

Seu Juvenal e dona Joana; seu Ju e dona Jo, pais da Maria Lucia; Malu.

Eita a pois que apareceu naquele chão de Morro Seco um cabra cabeludo, com uma argola na orelha. Numa moto grandona e zuadenta. Barranqueiro, sim das barrancas do São Francisco, lá do Juazeiro da Bahia. De nome falado Ubiratã, que ali em Morro Seco ficou só Bira. Todo o fim de semana o Bira vinha pro Morro Seco. Sábado ia pro Ponto da Farofa jogar baralho, jogo do Voltarete e os domingos ficava lá no Brejinho, no Boteco do Cacete Armado, bebendo Sertanejinha, cantando no Samba de Roda e jogando Tacorã.

Foi que a Malu deu fé de o Bira e o Bira deitou o olho para o lado de Malu. Um converse e nesse modernismo de agora se tornaram “ficantes”. É, antes do namoro tem o “ficar”.

Seu Ju e dona Jo assuntaram da coiseira e:

- Quem é esse Bira? A gente quer ter um assunto mais ele...

-Painho, mainha, isso é coisa antiga...

-Coisa boa e certa nunca fica antiga...

Seu Ju interrogando e dona Jo comentando.

-O moço é do Juazeiro?

-Sim sinhô. Sou barranqueiro da beira do São Francisco...

-E vem aqui no Morro Seco pra uma maneira de jogar Voltarete?

Dona Jo, seria como bode brabo, comentou

-Viciado em jogo... Jogador!

-Sábado, joga o Voltarete e no domingo vai lá ao Brejinho pra o Boteco do Cacete Armado, tomar Sertanejinha e brincar Samba de Roda?

-Sim sinhô. Sábado o Voltarete, noite de sábado para domingo eu vou mais é dançar no brega e no domingo....

Dona Jo, seria como bode brabo, comentou

-Festeiro, beberrão e mulherengo...

-O moço tem emprego?

-Não sinhô...

Dona Jo, seria como bode brabo, comentou:

-Sem emprego... Malandro!

-O moço mora com os pais?

-Não sinhô. Meu pai mandou eu sair de casa...

Dona Jo, seria como bode brabo, comentou:

-Colocado pra rua da casa... Rebelde!

-E o moço saiu de casa e foi fazer o quê?

-Pedi um dinheiro a minha madrinha e coloquei uma barraca na feira. Mas eu não tenho mais a barraca...

Dona Jo, seria como bode brabo, comentou:

-Negócio não deu certo... Fracassado!

-E o moço tem sustento pra viver?

-Sim sinhô... Tenho dois supermercados no Juazeiro, um supermercado em Petrolina, um supermercado em Bomfim e uma criação de bode no Uauá...

Dona Jo sorriu que nem cabrita nova na roça de milho, comentou:

É, nem tudo é perfeito...

zesouzadois
Enviado por zesouzadois em 29/04/2023
Código do texto: T7775689
Classificação de conteúdo: seguro