21-Coiseiras de Morro Seco : Galã.
21-Coiseiras de Morro Seco: Galã.
Carioca, velho, aposentado e metido a conquistador. Apaixonado pelas obras de “Machado de Assis”. Leu e releu, releu e leu o “Don Casmurro”; admirador das artimanhas da “Capitu”. Primeiro começou a colecionar coisas do Rio antigo. Depois se interessou pelos três jogos citados no livro: Gamão, Solo e Voltarete.
Gamão, ele, aprendeu no Rio de Janeiro. Até organizou um grupo de jogadores; A Confraria do Gamão. Se reúnem para escutar samba, jogar gamão e beber caipirinha. Que ficar dentro de casa vendo Televisão é um atraso de vida.
Solo, ele, descobriu que no Rio Grande do Sul tem um tal de Movimento Tradicionalista, que até organiza torneios de jogo do solo. E lá foi, ele, ao Rio Grande enfrentar o Vento Minuano, comer churrasco, tomar chimarrão, aprender a jogar o solo e dizer galanteios para as prendas e chinocas (linguagem lá deles, tche!).
Voltarete? Foi o porteiro do prédio que falou:
-Voltarete, lá em minha terra, que é Morro Seco, que é no sertão da Bahia, tem é um povo que joga...
Tarde de um sábado de uma quentura só, lá estava ele no Ponto da Farofa, junto com os jogadores do voltarete. E aquela coiseira toda: O Jogo é entre 3 jogadores, cada Mão (Partida) tem 9 vazas. Sorteia quem dá as cartas (esse é o dito PÉ).
O PÉ distribui 9 cartas para cada jogador, distribui pela direita. Do baralho de quarenta cartas ele distribuiu 27, sobraram 13 que é o dito MONTE de Compra, ou simplesmente o “MONTE”. Ele coloca o MONTE em cima da mesa a sua direita.
O primeiro jogador ao lado direito do PÉ é o MÃO e outro jogador é o dito MEIO. A ordem do jogo é: MÃO, MEIO, PÉ.
No VOLTARETE, um jogador joga contra os outros dois. Esse jogador se diz o FEITO.
Como se FAZ o Feito, ou seja, como um jogador se propõe a jogar contra os outros dois. O jogador se faz de duas maneiras:
1- Propõe VOLTARETE DE RESPEITO.
2- Pedindo LICENÇA.
A ordem de prioridade para se FAZER, segue a ordem do jogo; Primeiro o Mão, depois o do Meio, e finalmente o Pé.
O Mão analisa as cartas que tem e vê se tem condições de ser o FEITO. Se tiver condições de ser o FEITO ele ou propõe VOLTARETE DE RESPEITO...
Trabalhando de garçonete ali no Ponto da Farofa a Qeidy, menina bonita, alegre e decidida.
O Carioca aprendendo a jogar Voltarete e piscando e dizendo gracejos para a Qeidy. A menina carregando cerveja para um, levando farofa para outro, apenas sorria. E o Carioca, um olho no jogo e o outro na menina até que falou:
-Eu queria que entre nós tivesse alguma coisa...
Ela sorriu e respondeu:
-Eu também...
Ele contente, tirou o olho do jogo, olhou para ela com os dois olhos e perguntou:
- O QUÊ?
- UMA PAREDE...