Como se fala?

Um estrangeiro que acaba de chegar ao Brasil, no aeroporto de Campinas/SP, encontra um piracicabano (um daqueles nascidos no interior do estado) e pede para seu intérprete perguntar como se pronuncia a palavra porta em português – pois precisaria daquele conhecimento para um discurso que estava preparando e queria que a pronúncia ficasse perfeita frente aos investidores de sua corporação.

Diante da pergunta, o piracicabano responde:

— Primeiro você deve unir seus lábios e pronunciar a vogal "O", a qual encontrará a barreira dos lábios, causando-lhe pressão. Deixe o ar escapar e o fonema emitido será o “pó”. Para pronunciar o "R" é muito fácil: com os lábios em formato de "O", faça força para que o maxilar se movimente para trás, no sentido das amígdalas, de forma que os lábios deixem o formato redondo, de '"O", e passem a formar uma espécie de sorriso, com os dentes inferiores aparecendo. O que fará com que esse movimento seja perfeito é a ajuda da língua, que deve ser contraída paralela ao céu da boca, também na direção das amígdalas. O resultado será a pronuncia de “PÓR”. Para finalizar, pronuncie o fonema "a" colocando como obstáculo a porção da frente da ponta da língua que deve tocar no céu boca e interromper o fluxo de ar. Porta.

O que pensou o estrangeiro? Seria a única forma de se pronunciar tal palavra? Ao ouvir toda a descrição de seu tradutor, agradeceu ao piracicabano e seguiu para o aeroporto de Congonhas, que fica na capital paulista. Chegando lá, curioso, pede a mesma coisa para seu interprete, que agora aborda um típico paulistano, todo engravatado, que andava com muita pressa pelos corredores do aeroporto. O homem responde o seguinte:

— Primeiro você deve unir seus lábios e pronunciar a vogal "O", a qual encontrará a barreira dos lábios, causando-lhe pressão. Deixe o ar escapar e o fonema emitido será o “pó”. Para pronunciar o "R", é muito fácil: com os lábios em formato de "O", encoste a ponta da língua no céu da boca e deixe o ar, que está saindo da laringe, encontrar o obstáculo. Você deve ficar com a língua sem tensão, de modo que trema com a passagem do ar entre ela e o céu da boca. Ao mesmo tempo em que fizer isso, desfaça o "O" dos lábios, forçando um pequeno sorriso. Deixe tremer por umas duas ou três vezes, e eis que você terá o “PÓR”. Para finalizar, pronuncie o fonema "a" colocando como obstáculo a porção da frente da ponta da língua que deve tocar no céu da boca e interromper o fluxo de ar. Porta.

O estrangeiro estava confuso. Ele estava em um mesmo estado do território brasileiro e obteve duas formas diferentes de se pronunciar a palavra porta, mais especificamente no que tocava a pronúncia do fonema “a”. Como aquilo era possível, já que, em sua concepção, a forma de falar em determinado local era algo totalmente definido, sem brechas para aproximações ou erros de pronúncia?

Daquela forma, totalmente angustiado, arrumou suas malas e foi para a região nordeste, mais especificamente para o estado de Alagoas, no qual aconteceria o evento para o qual foi convidado.

Chegando ao aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, pede para seu tradutor fazer a mesma pergunta a um senhor que estava sentado saboreando seu café enquanto esperava seu voo. O homem, com muita calma, respondeu:

Primeiro você deve unir seus lábios e pronunciar a vogal "O", a qual encontrará a barreira dos lábios, causando-lhe pressão. Deixe o ar escapar e o fonema emitido será o “pó”. Para pronunciar o "R", é muito fácil: com os lábios em formato de "O", faça pressão para que as duas bandas de sua garganta se encostem, de forma a fazer com que suas cordas vocais se estiquem ao máximo. O movimento de sorrir, enquanto contrai as cordas vocais, ajuda a fazer com que o som saia mais aberto. Continue pronunciando a vogal “Ó”, deixando sua garganta raspar um pouco. O resultado será “PÓR”. Para finalizar, pronuncie o fonema "a" colocando como obstáculo a porção da frente da ponta da língua que deve tocar no céu boca e interromper o fluxo de ar. Porta.

Ao ouvir tudo aquilo da boca daquele senhor, ao invés de ficar conjecturando se haveriam outras formas de se pronunciar aquela tão simples palavra, se deu por satisfeito. No outro dia, junto aos investidores de sua empresa, começou o discurso, aparentando toda a segurança que o mundo poderia proporcionar-lhe:

— Dear corporate colleagues. The DOOR to success is…