FUI FELIZ ASSIM...

Nasceu criança, como se dizer isso fosse uma redundância, mas com ele vale ponderar a razão de tamanha obviedade de afirmação. Ele não apenas nasceu criança, como também viveu criança. Jamais sentiu o peso dos anos a incomodar seu espírito jovem. Sua vida foi tão comum que pode dizer que foi feliz, desde que entendamos a felicidade como um estado de espírito, uma forma de ver a existência. Sua casa modesta típica interiorana, tinha o básico, mas como em muitas postagens de frases consideradas virais nas redes sociais, se for verdade absoluta , pode dizer que a felicidade residia em sua casa simples.

A frase a que me refiro é: "Se você tem um teto , tem como se alimentar e uma família, pode se considerar uma pessoa abençoada e feliz".

Assim o tempo passou para todos, menos para ele. Olhar inocente, fala mansa e pausada, pigarreava as vezes é verdade, mesmo nunca tendo tido o hábito do tabaco. Conseguiu alguma formação, tanto que virou um "guarda livros", por isso se perdia entre tantos títulos de diferentes épocas. Virou um "catálogo ambulante" não apenas pela privilegiada memória de saber exatamente onde encontrar cada obra, mas por possuir conhecimento e a capacidade da síntese que fazia aguçar ou não o desejo do leitor de degustar o conteúdo. Sua vida se baseava em convívio com sua longeva mãe, que mesmo tendo mudado de vida radicalmente conservava os hábitos simples da vida do interior, suas irmãs que prefiram como ele , estudar e dedicar a alguma profissão, sem demonstrar entusiasmo com nenhum dos muitos pretendentes que ao longo da vida apareceram.

Uma média dedicada, tanto que todos diziam ao se referir a ela: "casou com a medicina", outra uma excelente professora, que via no ato de ensinar um privilégio para poucos, quase uma missão, pouco reconhecida na verdade, mas valia o prazer de ver seus alunos se encaminhando na vida, sendo que alguns atingiram níveis tão elevados que parcia que a vitória também era dela, por ter cumprido tão bem o seu papel de mestra.

Sua existência era rica de pessoas de boa índole ao seu redor, fazendo valer também a máxima de que se você pratica o bem acaba por atrais também pessoas boas a seu redor.

Quando falava de si, dizia sobre romances que jamais haviam se concretizado, sem que com isso demonstrasse nenhum sentimento de revolta. Dizia como um menino que uma hora encontraria seu amor.

Nasceu criança, viveu criança, sem maldade no peito, tanto que jamis um relacionamento havia passado de algum passeio na praça de mão dadas.

Vive em meio aos livros de tantas estórias e romances e de tanto ler estórias ainda espera o dia que possa escrever a sua e ver na estante da biblioteca talvez com um título : FUI FELIZ ASSIM.