VOLTA ÀS AULAS.
Segunda semana de fevereiro. Volta às aulas escolares. Após a sofrência da matrícula, compra de materiais escolares, uniformes e contrato com a Van escolar, finalmente Renatinho estava pronto para seu primeiro dia de aula. Estava ansioso pra conhecer os novos coleguinhas de sala, os professores e estrear seu novo conjunto de lápis coloridos, uma caixa de vinte e quatro unidades, da Faber Castell. O garoto de dez anos saltou da Van, molhando os tênis novos na água parada do meio fio. As crianças tomaram o café da manhã. Na sala de aula, tempo depois. -"Não teremos aula hoje, queridos. A escola fará um passeio." Anunciou a diretora. -"Como assim, mamãe não sabia disso!" Pensou o menino. As crianças se olharam, surpresas. -"Será aqui pertinho, no zoológico. Ah, por isso não avisamos seus familiares. Voltaremos, faremos o lanche habitual e serão liberados." Parecia que a diretora tinha lido a mente preocupada dos alunos. A molecada sorriu e alguns até pularam alegres. -"Nunca fui no zoológico." Disse Laura, a vizinha de Renato. -"Eu também não. Vai ser bom, eu espero." Ele sorriu para a menina. Uma fila de três ônibus os aguardava. Renatinho pulava na poltrona macia. A monitora pegou um violão. Renatinho cantava e olhava pela janela. -"É o meu bairro. Alí é o mercado do tio Hércules." Fabrício se curvou sobre ele. -"Parece mesmo. Vamos passar pelo centro." Era a primeira viagem dele sem os pais. -"Tudo vazio. Que lugar chato." Disse a Monique, uma menina sardenta e de óculos de fundo de garrafa. Renatinho concordou com ela. -"Também acho." E fechou a cara. Em fila indiana, cruzaram o estacionamento. A entrada com as roletas. Os cartazes com fotos de araras, macacos e leões já impressionava. As árvores e plantas exuberantes. As passarelas e caminhos de pedras. A diretora distribuiu bonés para as crianças. -"Tem as cores e o emblema da escola, pra não se perderem." Renatinho riu. -"Se perder? Só estamos nós, nesse lugar." Ledo engano. Os ônibus começaram a chegar e lotar o estacionamento. O zoológico recebia milhares de pessoas, todos os dias. -"Estava vazio, Renatinho. Fomos os primeiros a chegar, por isso estava calmo." Observou Fabrício. Parecia que todas as escolas da região tiveram a mesma idéia de começar o ano letivo com um passeio ao zoo. -"Queria ter trazido um celular pra tirar fotos." Lembrou a Malu. -"Minha mãe não deixa eu ter celular, pela minha idade. Às vezes ela deixa eu ver desenho." Respondeu. A professora Deyse , que assim como a diretora, lia pensamentos, anunciou às crianças. -" Eu vou tirar fotos de todos, não se preocupem. Vou postar no zap da escola, onde seus pais poderão ter acesso às fotos." Logo, a professora ganhou abraços e beijos da garotada. Em fila indiana e esbarrando nas filas de outras escolas, eles levaram uma hora pra percorrer o recinto das aves. As araras barulhentas foram as preferidas de Renatinho. Araras azuis, verdes, vermelhas. Periquitos de cores variadas. Águias, harpias, urubus, falcões, pelicanos e pinguins. Outra caminhada até o recinto das tartarugas e jabutis. Ratões do banhado, pacas. As garças num lago. O recinto dos macacos. Mico leão dourado e saguis. A ilha do gorila, que não queria sair de sua casinha. -"Depois voltaremos aqui e o veremos." Disse a monitora. Os pavões passeavam livres no gramado. A criançada fez festa quando um deles abriu a cauda exuberante e colorida. Uma hora depois, o recinto dos tigres e leões, ao lado dos hipopótamos. A professora dava detalhes de cada animal, interagindo com os alunos. A ariranha divertida, caçando peixes. A girafa e sua casa alta. As crianças esperaram um bom tempo até ela se aproximar da cerca onde as crianças estavam. Renatinho e Fabrício notaram que tinha bebedouros ao longo de cada recinto. -"Que água gostosa. Diferente da água lá de casa." Um funcionário do zôo se aproximou. -"Essa água vem de uma mina, daqui do parque. É uma água pura, uma verdadeira bênção de Deus para os visitantes do parque." Renatinho e Fabrício correram para anunciar a novidade a professora. -"Que legal. Venho aqui há décadas e não sabia disso. Parabéns por compartilhar essa novidade, meninos." Como que lendo o pensamento das crianças, a diretora anunciou a pausa para o lanche. Os quiosques estavam abertos. As filas de alunos e monitores no balcão. As crianças ocuparam as mesas no gramado, sob a sombra das árvores frondosas. O urro do leão assustou a todos. -"Até o Léo tá com fome." A professora riu. -"Quem é Léo, Renato?" O garoto olhou pra turma. -"O leão, professora. Léo para os amigos mais chegados." Após o lanche e refrigerante, picolé pra criançada, tudo por conta da diretora que parecia uma criança, feliz por estar alí. -"Vamos, crianças. Temos ainda o orquidário, o recinto das cobras, o observatório com o telescópio, do outro lado do lago." Anunciou a professora. A Malú teve câimbras e ganhou uma massagem da monitora. Renatinho e outras crianças fingiram câimbras pra ganharem massagem. Duas horas depois, a última parada, a tenda da leitura. -"Não podemos entrar agora. Temos que esperar os alunos, de outra escola saírem da tenda." Disse a diretora. -"Uau. Isso é o paraíso." Disse a Malú, boquiaberta. Era uma pequena lona de circo. O sol iluminava a tenda colorida, criando um espaço mágico alí. As estantes com livros. Puffs espalhados, redes, mesinhas e cadeiras coloridas, lápis pra colorir desenhos, massinhas variadas, guache, maquiagem, telas com pincéis, espelhos com imagens tortas faziam a diversão da garotada. Os monitores atenciosos. Renatinho quis uma tatuagem de rena, uma aranha no pulso. Fabrício quis pintar o rosto, com pintas de onça. -"Vou assustar a mamãe." Cada criança ganhou um exemplar de um clássico da literatura infantil. -"Poderão trocar os livros depois, com o coleguinha. Por exemplo, Quem ganhou As Viagens de Gulliver poderá ter João e o Pé de Feijão. Eu ganhei Alice no País das Maravilhas mas quero ler o livro do Renatinho." A professora olhou pra ele, folheando o livro colorido com imagens lindas. -"Sim. Eu ganhei Peter Pan." Um monitor, vestido de gnomo, pulou a frente deles, na saída da tenda. -"Não pensem que sairão daqui assim, amiguinhos. Guardem essa viagem na lembrança. Espero que tenham gostado." Na saída, as crianças ganharam pipoca e algodão doce. A saída do zôo. Apesar da música, algumas crianças dormiram, cansadas. A professora tirava fotos com algumas crianças, no ônibus. A Van aguardava os alunos. Renatinho abraçou a professora e a diretora. -"Obrigado, Renatinho. Eu amei o passeio. Tenho certeza que teremos um ótimo ano letivo." Disse-lhe a diretora. -"Parece que está feliz, filho. Que houve?!" Renatinho colocou a mochila na mesa. -"O primeiro dia foi ótimo. Conhecemos o zôo. Olha, minha tatuagem de aranha." Por dois dias ficou narrando aos pais, maravilhado, as aventuras daquele primeiro dia de aulas. FIM.