O tipo de povo injusto imaginando fazer justiça

Existe um tipo de povo,que se imagina justiceiro,mas,que não é nada mais,que um recalcado...!

Devido a não pensar nunca,no lado do outro....

E,sim,apenas no seu.

Tive um conhecido assim,apelido "Duda",morávamos eu e o cigano na rua nessa época,como amigos.

E logicamente precisavamos mais de recursos do que muitos.

Inicialmente,consegui "encaixar" o cigano no lugar de serviços que eu prestava.

Logo após,outros foram pedindo constantemente,pra ver se podiam trabalhar por lá também.

Pois o outro lugar,que também eu e o cigano os tinhamos conseguido colocar nas vagas de trabalho temporário,já acabara os serviços.

E dentre esses que coloquei pra trabalhar junto nas divulgações,estava o "Duda".

O "Duda" era o típico pobre revoltado,com qualquer um que aparentasse estar,ou ter,melhor que ele.Se um no dia ficava sem o lanche antes do meio dia,ele já ia arrancando algumas notas das mãos de todo mundo pra pagar o lanche de quem não queria esperar até o meio dia,a exemplo de extremismo dele.

Sem nem se perguntar se precisariam mais daqueles valores por algum outro motivo.

A chamada ignorância que se considera justa!

Ao ver do "Duda",eu e o cigano seriamos tipo uns Supervisores dos Patrões,devido a termos conseguido colocar tanta gente pra trabalhar nos mesmos lugares que trabalhávamos.E consequentemente,na ignorância do "Duda",teriamos mais facilidades dos patrões,e ganhariamos mais.

O que não ocorria.

Daí teve um dia,que mesmo eu os avisando,que eles podiam trabalhar,mas,que a Patroa possivelmente só pagaria no final do dia a eles,o tal do "Duda",estava furioso ao meio dia,querendo antecipar um trocado pro almoço.

Mesmo sabendo que ele estava errado,pois avisei que a Patroa só pagaria ao final do dia,propus:

-Tá,olha só,cada um de nós,sobe a escadaria,aos poucos,e pede um valor pro lanche,quem conseguir conseguiu,quem não fez isso,ou não conseguiu,paciência,ok...?!

O "Duda" concordou,os demais também.

Só que depois fiquei sabendo que apenas eu subí as escadarias pra pedir o valor do lanche.

Os caliordas ficaram lá embaixo até o final do dia,soltando brasas de ódio porque eu consegui o valor do lanche e me viram ir comer.

O "Duda" alegava que eu seria o Encarregado deles todos,e que cabia a mim convencer a Patroa a dar o dinheiro a eles,antes do final do dia.

Sendo que o combinado não era nada disso!

Ele bradava depois de ter recebido no final do dia aos outros:

-Um passa fome,os outros todos tem obrigação de passar fome junto!

Senão não é amigo...!

Esse tipo de pensamento,de que se um não possue,os demais também não teriam o direito de possuir,a exemplo,nunca foi justiça,e sim,inveja,e recalcamento....!

E o "Duda",mesmo após década do ocorrido,ainda guardava rancor daquele dia.

Certa vez convidou eu e o cigano pra um balneário,e comeu com toda a sua família,sem nos dar nada.

E somente o cigano não notou,que ele fez propositalmente aquilo tudo,pra tentar se vingar dum ocorrido passado,do tempo da juventude dele,que nem razão ele teve.

Têm vez que vc ajuda o povo a ter onde trabalhar,sem ser Patrão,e ainda fica mal visto por alguns.

Felizmente o restante da turma agradece até hoje.