UMA AGÊNCIA DO INFERNO EM COROACÍ???

Esse acontecimento ocorreu na década de 1960. Eu e meu irmão Estive, trabalhávamos no DRD (Diário do Rio Doce) na cidade de Governador Valadares.

Meu irmão ainda era de menor, ele devia ter uns 13 anos de idade mais ou menos.

Se não me engano eu já trabalha há uns dois ou três anos naquele jornal e treinava meu irmão agora, pra ficar no meu lugar, porque eu já ia completar 18 anos e o jornal não ia registrar minha carteira e me arrumariam um novo emprego para maior, com pelo menos um salário mínimo da época. Eles gostavam muito de mim!

Certa vez eles enviaram meu irmão, Estive, à pequena cidade de Coroaci, que ficava entre GV e Teófilo Otoni, vizinha próxima a 70Km, para tentar a renovação de algumas assinaturas do jornal que estavam vencidas.

Saiu cedo, às 05 da matina, foi para rodoviária para pegar o busão com destino à aquela cidade!...

O busão ainda era daqueles, Chevrolet com um bico na frente, as famosas jardineiras.

Até aí tudo bem, porém deram-lhe apenas o cascalho para as passagens de ida e volta.

Chegando lá por volta das 09 horas mais ou menos, ele perambulou pela cidade tentando renovar as assinaturas que estavam vencidas e em torno do meio dia já tinha feito contato com todos, mas ninguém renovou assinaturas.

Ele foi para "rodoviária" que na realidade era um ponto de paradas de ônibus próximo da praça, para comprar as passagens de volta!...

Mas para surpresa sua, só tinha ônibus no dia seguinte, porque o busão saia todo dia cedo para GV e o daquele dia já tinha saido!...

E há essas alturas a barriga dele já estava telefonando para as panelas e, como se diz, saco vazio num para em pé!... Se comesse do dinheiro da passagem???...🤔🤔 A coisa podia ficar mais complicada!...

O Estivin, como era chamado no Jornal, foi para praça da cidade pensando também em algum lugar para passar noite, olhou os bancos da praça e pensou em se acomodar, no momento certo, num daqueles mais escondidos.

Viu também um Jeep Willis, parado lá perto, rodeou-o e viu que a placa era de GV.

E Se era de GV o dono dele poderia estar por ali!...

Com muita vergonha e timidez foi até um bar próximo dali onde tinha uns caras jogando snooker e outros bebendo cerveja!...

Custou criar coragem pra entrar naquele bar!

Talvez não por timidez natural, mas timidez criada por pressões psicológicas de influências pseudo religiosas de crenças sobre boa educação, porém austera na observação de conceitos do bem viver das pessoas na sociedade como indivíduos!...

Afinal de contas, ele pensava consigo mesmo, lá não era um lugar "bemvindo" para ele, que era menino crente!..

Um local de bebedeiras e jogatina, um antro de perdição uma roda de "escarnecedores!", como dizia mamãe.

Mas, como diz o ditado, a necessidade faz o sapo pular!... Criou coragem e entrou naquele bar "a agência do inferno" e perguntou se alguém sabia de quem era o Jeepe Willis lá fora!...

Lhe informaram que era de um moço que estava jogando sinuca.

- Jogando sinuca (pensou baixinho).

☺ 😡 deve ter corado de vergonha mais uma vez !... Mas, foi lá perto e abordou o moço:

- O Sr. que é o dono daquele Jipe lá fora?... Arriscou o menino, Estívinho, um tímido diálogo com o, "homem das trevas", que se apoiava no taco de sinucas, após sua genial tacada que caçapou duas bolas importantes!

Para sua surpresa, aquele "ímpio" , sem pressa, o tratou como se ele já fosse um homem feito!...

- Sim!... Sou eu mesmo, meu Rapaz!

O quê que você deseja?...(Respondeu o dono do Jeepe). Dando uma paradinha no jogo pra lhe dar a devida atenção e suspendendo o bico do chapeu com a ponta do taco!

- O Sr. está indo pra Valadares?...

- Vou sim, mais tarde um pouco, por que?

- Estou aqui a trabalho pelo jornal DRD de GV, mas só tem ônibus amanhã e preciso voltar hoje, o Sr. Me daria uma carona?...

- Dou sim meu caro jovem!... Fica por aí e quando eu for para o Jipe você vai lá que eu te levo!...Ok?...

- Muito obrigado moço!...

- De nada rapaz, fica tranquilo!.... Quer beber ou comer alguma coisa?...

- Não, não, já almocei!...

Bem que podia ter aceitado um guaraná e um pedaço de bolo, mas por sua timidez, honestidade e educação, preferiu mentir e dizer que já tinha comido!

A fome tava apertada mesmo, mas agora podia comer alguma coisa com o dinheiro das passagens.

Não dava pra muita coisa. Comprou umas bananas e quatro mixiricas!...

As bananas lhe caíram bem, mas as mixiricas, por serem ácidas, não foram boa opção, só lhe aumentavam a fome!...

Mas fazer o quê, tinha que aguentar o tranco!...

Enquanto sentado lá na praça novamente, chegou um busão azul, Chevrolet bicudo, jardineira também e parou na "rodoviária"

Foi lá ver que busão era aquele!... Tava inscrito no visor do itinerário: "G. VALADARES". Mas podia estar chegando de GV!?...🤔 Na dúvida, melhor perguntar!... 🤔😏🤔

E foi perguntar!... Já não era mais o mesmo menino tímido que chegou de manhã!...

Pra sua alegria o busão, estava vindo de outra cidadezinha da redondeza e parou alí para resolver um pequeno defeito!... Estava indo para Valadares!... Falou com o motorista, que lhe disse que podia entrar no ônibus que lhe daria uma carona, sem problemas, até GV.

Entrou e ficou sentadinho lá dentro, aguardando!...

Em questão de minutos, dá-se a partida no busão rumando para a cidade princesa do Vale, já com o sol deitando para o horizonte!... O menino Estive, apertado pela fome, já sonhava com as panelas da mamãe!..

Tal era sua euforia que nem lembrou de agradecer ao moço do Jeepe Willys, pela oferta da carona!.. Ah!... Ele deve entender!... Pensou.

Quando chegou em casa o sol já se punha!...

Mamãe lhe fez um prato caprichado, à moda mineira, de arroz com feijão, angú, ovo e outras coisinha que ela sempre tinha no quintal!... Se banqueteou como um príncipe!...

Depois desse dia de aventura, não voltava mais para casa, awuele menino medroso, mas um rapaz corajoso e capaz de enfrentar a vida!... Ele passou, inclusive sem chamuscar, na portinha do inferno!...😜 😡Que coisa hein!!??😊

L Z de Andrade
Enviado por L Z de Andrade em 08/02/2023
Reeditado em 10/07/2024
Código do texto: T7714508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.