Segunda-Feira

06.02.23

449

O dia amanheceu lindo e reluzente, com o céu límpido em seu anil fulgurante. O sol, acordando forte e brilhante, tirava da penumbra as silhuetas da rua, e uma leve brisa fresca balançava as folhagens.

Animados pelo esplendoroso dia que se anunciava, resolveram ir caminhar na praia, ao invés de ir à praça perto de sua casa. Iniciava-se uma segunda-feira ensolarada de verão.

Pegaram o carro e partiram para a praia mais próxima. O caminho seguia por um pequeno trecho de subida sinuoso de um morro, com certa lentidão, mas depois, ao atingir o seu cume, a vista que se descortinava era maravilhosa.

O trânsito em sentido contrário estava intenso. A semana de trabalho começava para muitos com uma longa leva de carros enfileirados andando lentamente.

-Segunda-feira, dia de trabalho para eles - disse o marido!

-Sim, fizemos muito isso, não é mesmo? – respondeu a esposa.

Seguiram passando pela lagoa, símbolo da cidade, com suas águas calmas e paradas; o sol refletia-se como um espelho em sua face e entrecortada pelos morros verdejante que a circundavam, era uma visão tranquilizante e bela para uma segunda-feira.

Chegaram e para ir à praia era preciso caminhar por uma trilha que passava pela vegetação nativa. Em alguns trechos, túneis verdes se moldavam e ao cruzá-los a praia apresentava sua beleza ampla e maravilhosa. O mar, em seu azul infinito, estava calmo e sereno. Pleno!

Iniciaram a caminhada. A faixa de areia era extensa e larga. O marido foi andar na tênue língua das ondas do mar, chapinando a água como uma criança. Andaram longe degustando toda a beleza que aquela segunda-feira lhes apresentava. Eram acompanhados pelas gaivotas e fragatas que voavam calmamente como se aquele dia fosse como outro qualquer.

Em dado momento, pararam bem distante da partida, estava calor e resolveram banhar-se no mar. A água estava convidativa. Foi um mergulho refrescante e revigorante.

O marido saiu antes e ficou observando absorto o ir e vir das ondas. Sua mulher demorou um pouco mais no frescor do mar e ao voltar perguntou:

-No que está pensando, querido?

-Que passamos as nossas vidas para ter uma segunda-feira como essa, na praia!

E a segunda-feira seguiu independente e inabalável, como todos os demais dias da semana, do mês, do ano...

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 06/02/2023
Reeditado em 07/02/2023
Código do texto: T7713074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.