O DESABAFO DE UM FILHO!... Enquanto existir cavalo, são Jorge não anda a pé!...
Abre parênteses (((
Não estou chamando ninguém de cavalo!...
Não me entendam mal!... Estou apenas interpretando os fatos!...
Fecha parênteses )))
Meu pai era um homem de muito bom coração!...
Se existia alguém crente, sem hipocrisia era ele!...
Entendeu o evangelho de Jesus e aceitou o cristianismo como sua religião, pois era de origem católica não praticante!... Era ainda jovem, tinha seus 17 anos de idade e era de origem rural!... O pai dele aceitou o cristianismo e a maioria de seus 11 filhos o seguiu de imediato. Por influência, seu pai, se filiou a uma Igreja evangélica no Brasil.
Meu pai foi semi alfabetizado em casa, e depois que aceitou o cristianismo começou a ler e estudar a bíblia sozinho!... Ficou conhecendo de perto o então pastor da Igreja Rev. Sinval, o pastor que o batizou. A esposa desse pastor percebendo o grande interesse de meu pai, lhe ofereceu ajudá-lo em seus estudos. Ele fez quatro aulas com ela de Português e quatro de aulas de matemática!...
Com esses conhecimentos ele adquiriu livros de outros assuntos de seu interesse para ler e estudar, mas sua fluência em leitura e interpretação de textos ele conseguiu com a leitura da bíblia.
Aos 44 anos de idade foi morar em cidade grande!... Primeiro Gov. Valadares e depois Ipatinga. Não tinha nenhuma especialidade em trabalhos urbanos, só sabia fazer serviços braçais não muito especializados para ser um considerado um profissional porém era incansável e habilidoso, fazia de tudo que lhe vinha às mãos para ser feito!...
Fazia doces, geleias, balas delícia, pães além de sabões e outras misturas e frações, alguns destilados por exemplo!... Antes era considerado um homem sábio por todos que o conheciam mas na cidade grande ele era explorado e havaliado como um inabilitado intelectualme, às vezes até na Igreja que ele amava tanto, era tratado assim principalmente pela liderança, com algumas exceções óbvio!...
Vendendo doces e balas, aqui e ali, vez ou outra pegava algum trabalho de vigilância noturna, capina de terrenos, aparação de gramas e etc. O sonho dele era ter sua Carteira de Trabalho assinada!...
Uma senhora que era a diretora do Sindicato de Trabalhadores de Ipatinga, SINDITRIP, chamada Dona Gilda, sempre lhe dava alguns desses tipos de trabalhos, ela às vezes conversava com ele e o observava e descobriu que ele era muito habilidoso e lhe ofereceu trabalho no sindicato como zelador!... Ele ficou muito feliz, porque aos 53 anos de idade poude ter sua Carteira de Trabalho assinada pela primeira e ultima vez, e veio a se aposentar pelo INSS posteriormente.
No ano de 1980 nós fomos morar num bairro onde minha família toda servia a Igreja em várias áreas!... Liderança de jovens e adultos, musica e louvor, ensino nas escolas dominicais de crianças, adolescentes, jovens e adultos e meu pai era Oficial da Igreja.
Meu pai já era aposentado agora, mas como ele não possuía casa, pagava aluguel, aceitou zelar da Igreja em troca de morar numa casinha de meia água nos fundos da Igreja.
Eu achava absurda essa situação, uma grande falta de consideração a ele e sua família que fazia tudo pela Igreja. E meu pai ainda me corrigia quando eu desabafava e dizia que ele estava sendo explorado, que em vez de honrra-lo a liderança o usavam como capacho para economisar merrecas,
Pagavam dez salários mínimos a um pastor!...
Às vezes acontece esses contrastes nas Igrejas ainda nos dias atuais!...
Muitos crentes vivem dignamente com um ou dois salários mínimos, mas os pastores para ter sua dignidade reconhecida os concilios superiores estabelecem como mínimo valores equivalentes a quatro, cinco ou mais salários mínimos, ajuda para combustível e contribuição previdenciária e outros benefícios!... Dá pra acreditar e aceitar uma coisa dessas sem questionar???
Onde está a igreja que prega amor ao próximo e misericórdia?...
SINDICATO É COISA DE PARTIDOS DE TRABALHADORES
"coisa de gente ruim né e de comunistas!..."
Mais um comentário;
Louvado seja o sindicato dos trabalhadores de Ipatinga que honrou meu pai na sua velhice e lhe permitiu aposentar!...
Louvada seja a Dona Gilda do SINDITRIP, que nem a conheci e que Deus a usou para abençoar meu pai!....
QUANTO AOS OUTROS NÃO TENHO NADA PRA DIZER!...