O Jantar

Aurora quer convidar dois casais de amigos e uma amiga para jantar na noite de seu aniversário. Contudo, o marido Orlando não está nada satisfeito com a comemoração. O motivo de tal descontentamento seria os gastos. Tentou demover a mulher de tal desperdício. Lembrou-a do preço da carne, das bebidas e de tudo que teriam que desembolsar para a noite da comemoração. A esposa não cedeu e chamou-o de sovina. Se não queria colaborar, ela arcava sozinha com os gastos. Orlando balançou a cabeça pro lado e depois pro outro, ergueu o sobrolho e achou uma boa ideia.

O primeiro casal recebeu o convite com certo receio. Lembraram do último jantar na casa de Aurora. Orlando não permitiu a esposa que servisse nada o suficiente. Voltaram pra casa famintos. Samantha ficou enfurecida de ter ido ao jantar e voltado com fome. Prometeu nunca mais jantar com o casal Aurora e Orlando. Frederico, marido de Samantha, alegou que não valia a pena ter que tirar o carro da garagem tomar banho, se vestir, por tão pouco, preferia pedir umas pizzas..

O segundo casal recebeu o convite com alegria. Laura e Daniel adoravam jantar fora, mesmo porque Laura ficava toda satisfeita quando Aurora injetava os olhos em seus vestidos. Laura percebia o quanto Aurora cobiçava seu estilo. Estava certa que a amiga não tinha o mesmo glamour que ela para se vestir. Ademais precisava mostrar aos outros o quanto ela tinha feito um ótimo casamento com um homem bonito e bem-sucedido. Sabia que Aurora nunca conseguia disfarçar a insatisfação de ter se casado com um pão-duro. Enfim aceitaram o convite de imediato.

A amiga solteira não disse quase nada. Talvez fosse. Estava mais interessada em um agito. Mas quem sabe passaria para dar um abraço em Aurora.

Na noite do jantar, Orlando ficou andando atrás da esposa reclamando do desperdício. Não acreditava que Aurora serviria camarão. E também filé mignon. Quando a esposa estava se vestindo ele aproveitou para recolher um pouco de cada prato e esconder no refrigerador. Daria pelo menos para mais quatro refeições nos próximos dias.

A campainha toca e Aurora sai apressada do quarto pedindo que o marido feche o zíper do vestido. Em seguida vai até a porta e se depara com Laura a observá-la de cima a baixo. Por sua vez Aurora fica vermelha ao notar o belíssimo vestido da amiga. Ao entrarem Orlando ainda tem em mãos a última vasilha que pretende esconder. Laura faz um breve comentário depreciativo sobre a decoração da mesa de Aurora. E esta dá com os olhos nas bonitas sandálias da amiga e não consegue disfarçar o incômodo. Daniel nem repara na esposa e na amiga, boceja e procura um canto no sofá para se acomodar.

A campainha toca novamente, Samantha e Frederico entram e cumprimentam a todos. Samantha fixa os olhos em Orlando ainda muito ressentida do último jantar. Mal sabe ele que ela e o marido foram ao jantar prevenidos. Estavam empanturrados de salgados e sorvetes, e não seriam pegos novamente de surpresa. Enquanto isso Aurora e Laura se estranhavam. Soltaram palavras de menoscabo e inconformismo. Laura aparentava dez anos mais nova do que Aurora apesar de serem da mesma idade. Aurora levantou-se a pretexto de ir conversar com os outros convidados e passou pelo espelho, examinou-se e ficou perplexa com a aparência. Não era possível que Laura tivesse se mantido tão jovem. Ficou tentada a perguntar a Daniel o truque da esposa, mas esse dormia a um canto sofá. Enquanto isso Frederico era espreitado por Orlando. O dono da casa conhecia o apetite voraz do marido de Samantha. O homem atacava tudo que via nas bandejas que ainda permaneciam na cozinha. Abriu panelas e sentiu o delicioso aroma da moqueca de camarão. Buscou uma colher, experimentou uma, duas, três vezes. Foi abrindo tudo e se servido na própria panela. Em desespero Orlando saiu em busca da esposa. Pediu que fosse socorrer o jantar ou não iriam ter o que comer. Samantha ouviu a conversa entre os donos da casa e se enfureceu com o marido, não era possível que ainda tivesse apetite depois de tudo que comeram. Então Orlando estava pretendendo controlar a comida de novo –pensou. Ficou perplexa e foi até Laura, furibunda. Estava a ponto de explodir de raiva. A outra concordou que o jantar de Aurora seria um insucesso.

O jantar foi servido. Laura reparou a louça e notou alguns pratos lascados. Observou que dois garfos não faziam conjunto com os demais. Torceu o nariz. Diante dos pratos apetitosos Samantha teve mais raiva ainda. Estava empanturrada. Não dava pra comer mais nada. Mas o marido ergueu o prato para que Aurora o servisse.

Orlando sentou-se ao lado de Frederico. Só assim poderia vigiá-lo. Aurora não tirava os olhos de Laura que a tudo observava com desdém. Sentiu o coração descompassar quando a amiga contou a Samantha onde comprara o vestido. Aurora pediu licença e foi até o quarto, abriu o armário tirou seus vestidos e pisoteou-os. Queria que fossem como os de Laura. Depois respirou fundo. Retocou o batom e voltou sorridente para a mesa. Foi então que lembraram da amiga solteira. Mas no mesmo instante sentiram um perfume inebriante entrar pela janela da sala. Em seguida ouviram uns passos subindo os degraus da escada até que a campainha toca. Um friozinho subiu pelas costas de Aurora. Os olhos de Samantha se fecharam, e Laura ergueu as sobrancelhas. A sétima convidada chegou.