A porta – uma passagem da vida

Num dia claro, uma jovem se viu diante de um jardim e a sua frente três portas: a primeira de madeira escura e bem talhada; a segunda era de vidro meio transparente; e a terceira era brilhante e luminosa, era radiante.

Quando se aproximou das portas, um ancião veio até ela e perguntou: - Em que porta deseja entrar?

Uma dúvida assolou seu coração, de repente sentiu medo, teve dúvidas e uma curiosidade assaltou a sua alma.

Olhou para o ancião e perguntou: - O que cada porta significa?

O ancião sorriu e lhe respondeu: - A primeira é seu passado, suas escolhas, é tudo o que fez para chegar até aqui. A segunda é o presente, é esse momento que você está vivendo, cheio de possibilidades de construção de um futuro diferente. E a terceira é o seu futuro, o seu destino final, que é luminoso, ou seja, lá está a perfeição, a possibilidade real e tangível de encontro com Deus, é a liberdade.

A jovem parou um minuto e suspirou e finalmente perguntou: - Em qual porta posso entrar?

O ancião olhou em seus olhos e lhe devolveu a pergunta: - Naquela em que você realmente pode fazer as mudanças, que porta é essa?

A jovem sorriu e respondeu: - Com certeza é a segunda; pois o passado já se foi, não posso refazê-lo; a terceira ainda não conquistei é o fim, e eu ainda me sinto como se estivesse no meio do caminho.

- Muito bem! Então siga pela porta, que escolheu. Disse o ancião.

Mas, assim que a jovem colocou a chave na porta do presente o passado se apresentou exigindo corrigenda, mas no fundo uma luzinha brilhava era a porta do futuro lhe indicando que o fim, que é o único destino possível era aquele encontro com o amor supremo que é Deus - estava bem ali aguardando. Nisso a porta do presente se abriu mostrando um caminho longo a trilhar até o destino. A jovem agora sem medo seguiu pelo caminho, agradecendo ao passado, retificando os erros, progredindo e servindo sempre, esperando que o amanhã a alcance em algum momento da estrada.