PERDEMOS A PESCA JB!... MAS VALEU!...
JB ou João Bosco, era um grande amigo em nosso em grupos de jovens nas IPBs do Vale do Aço, era piadista, contador de causos e falastrão!.... Não tinha tempo ruim com ele, era sempre animado e divertido!...
Por falar em JB, certa vez fomos pescar: Meu irmão Estive, Eu, JB e mais um outro que não me lembro quem era.
Normalmente íamos pescar com varas de bambú compridas, em um braço da Lagoa Silvana, lá pra os lados de Pingo D'água, na região do Vale do Aço!... que que banhava uma fazenda particular e a pesca boa lá era de trairão e bagres.
Usávamos lambaris como isca viva para traira, e o melhor dia e horário era em torno de 19 a 22 horas em dias de lua cheia!...noites de verão, dias quentes. Os trairões são na faixa de uns 30 cm. e peso acima de 2kg. Normalmente!... A traíra normalmente não fisga no anzol na primeira puchada da linha porquê, quando percebe algo diferente ela fecha a boca e trava a linha que não desliza e o anzol não a fisga na sua boca!... (informações de alguém que se disse entendido de trairas).
Então a melhor forma para pesca-la é com anzol em vara grande e joga-la para trás da gente!... Ela soltando ou não do anzol, cai no chão e gente a busca com um puçá!...
Estava um luão!... Lua cheia mais ou menos 08: 30 da noite!... JB puxou uma grande e jogou-a para trás e ela se soltou do anzol, como acontece muitas vezes, e veio pulando descendo para o lado da Lagoa!... Ele gritou:
ESSA NÃO ME ESCAPA DE JEITO NENHUM
nem esperou o puçá, se é que havia algum!...
Ele se jogou em cima dela de barriga!.. Ela travou os dentes na barriga dele, que tivemos que usar dois alicates para conseguirmos tira-la!... Tivemos que interromper a pescaria que mau havíamos começado. Não tínhamos kit de primeiros socorros!...