Peça de Vitrine
Mônica amava comprar roupas, era uma jovem que sempre se consolava entrando em lojas e saindo com alguma novidade embrulhada em sacolas. Certa vez ela estava passeando quando, de repente, foi surpreendida por uma imagem do outro lado do vidro de uma vitrine. Não era apenas uma blusa amarela, era A BLUSA! Sem pensar 2x, Mônica entrou na loja se achando sortuda por ter feito aquele grande achado em promoção!
Ao se dirigir à vendedora da loja ela pediu ajuda para encontrar aquela peça tão preciosa de R$60. A moça que lhe atendeu, com um belo sorriso de simpatia, lhe disse: "Desculpa, mas não temos mais essa blusa." Mônica sai da loja com um sentimento de culpa e frustração. Culpa por ter se permitido sonhar com a blusa que não podia ter. Frustração porque aquela peça era tudo o que ela queria naquele momento.
Não obstante ter ficado culpada e frustrada, depois de alguns instantes de reflexão, Mônica atribuiu essa culpa à vendedora. Decidiu que com essa experiência ela nunca mais criaria expectativas, já que quebrou a cara, nem mais confiaria nas peças de vitrine.
Dessa forma, Mônica seguiu sem ter mais o mesmo prazer em comprar roupas nem em fazer amizades... afinal de contas, quem cria expectativas sempre quebra a cara, não é?