LIÇÃO DE CIDADANIA

 

Minha mãe foi bem de saúde até os seus 93 anos. Há tempos ela vinha sentindo um desgaste do fêmur e alguma dor, porém foi por esse tempo que a dor e a dificuldade de locomoção começaram a dificultar sua marcha. Então, nós, os filhos, nos reunimos com ela e decidimos que devia se submeter a uma cirurgia para a colocação de prótese no fêmur esquerdo que se apresentava pior. Claro que ficamos muito apreensivos, porém ela queria fazer para tentar melhorar sua qualidade de vida. E, assim foi feito.

 

Mamãe superou bem a cirurgia e o pós-operatório. Antes, ela usava muleta ou bengala. Depois, passou a usar um andador. Com a fisioterapia, sua condição física melhorou bastante, pois já não sentia a dor intensa de antes. Conseguia se locomover dessa forma, com um pouco mais de autonomia. Ela sempre foi muito corajosa e obstinada. Só não voltou mais para sua casa, que era um sobrado com escada de acesso para os quartos e banheiros. Passou a ficar uma temporada na casa de cada filho.

 

Dessa forma, ainda com alguma dificuldade, mas sem dor, teve uma sobrevida de 3 anos. Neste domingo, 30 de outubro de 2022, em que há uma eleição para presidente, lembrei-me muito dela, que nunca deixou de votar, mesmo quando sua condição física impunha tantos desafios. Em sua última eleição, quando já se locomovia em cadeira de rodas, insistiu em ir votar, mesmo sabendo que sua Seção ficava no primeiro andar do prédio principal da Faculdade de Agronomia. Resistiu aos nossos argumentos de que na sua idade o ato de votar não era mais obrigatório. Ela foi inflexível e eu que sou sua filha, junto com meu marido a levamos de carro, com a cadeira de rodas no porta-malas.

 

No local da votação foi uma epopeia conduzi-la até a Seção onde votava, entretanto, sempre houve pessoas solidárias que nos ajudaram a carregá-la, na cadeira de rodas, escada acima e escada abaixo. Não é um prédio alto mas não há elevador.

 

Mamãe ficou muito lúcida até seus últimos dias. O mais importante é que fazíamos sua vontade e ela ficava grata e feliz por poder exercer o direito e a cidadania que a Democracia oferece.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 30/10/2022
Reeditado em 30/10/2022
Código do texto: T7639267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.