O Strogonoff Apaixonado

28.10.22

443

Sou o cozinheiro na minha casa. Minha mulher me delegou esta função muito ladinamente, e aceitei, pois gosto de cozinhar como um bom descendente calabrês que sou - um “carcamano”.

Às vezes, acontecem acidentes inesperados e involuntários que se tornam cômicos. Foi o que ocorreu nesse dia.

Estava eu às voltas em fazer um strogonoff com um bife de contra filé alto que sobrou – aliás, sou cozinheiro das sobras, pois gosto de abrir a geladeira e a dispensa e ver o que tem para definir o que fazer. Também, tinha um saquinho de shitake desidratado, uma caixinha de creme de leite, ingredientes essenciais, como o ketchup, o molho inglês e a mostarda na geladeira. Não faltava nada.

Cortei a carne em cubos, temperei com sal, orégano, molho inglês, pimenta rosa e do reino e deixei marinar um pouco. Lavei o shitake e pus na agua para hidratar. Levei a frigideira ao fogo, que era da minha mãe – deve ter mais de 30 anos de uso, com uma colher de manteiga e um pouco de azeite, para não queimar, e despejei uma cebola picada para dourar. Não peguei o creme de leite no armário da dispensa.

Fritei a carne na cebola e coloquei o shitake junto para refogar, depois o ketchup e a mostarda, e automaticamente abri a porta do armário no qual estava o creme de leite e peguei uma caixinha. Abri e despejei um pouco no preparado.

-Mas que cor estranha tem este creme de leite? – olhando para o líquido denso amarelado sobre a carne. Então, vi que a caixinha era de leite condensado e não a do creme de leite!

-Caramba! E agora? Estraguei a comida! – xingando a mim mesmo pelo meu erro.

Rapidamente, tirei a panela do fogo, separei a carne do leite condensado e joguei o liquido fora. Depois, passei toda ela em uma peneira para drenar mais e a recoloquei na frigideira. Liguei o fogo, baixo, temperei com mais molho inglês, mostarda e pimenta vermelha para tentar diminuir o doce, peguei a caixinha certa de creme de leite, despejando todo o seu conteúdo branco leite no strogonoff. Estava muito bravo comigo pela distração.

Sentamos para almoçar e nada disse a minha mulher sobre o ocorrido. Ela se serviu e experimentou. Eu a observava curioso.

-Hum, está gostoso. Está diferente, o que você fez querido? Parece um pouco adocicado, mudou o tempero?

Comecei a rir, e ela sem entender, me olhou inquisitiva.

-Eu errei! Ao invés de colocar o creme de leite, pus leite condensado. Peguei a primeira caixinha na despensa e só percebi que não era quando despejei no strogonoff . Cozinha tem que ter atenção!

-Olha, está gostoso, um pouco docinho, mas tudo bem; e você sabe que alemão gosta de salgado com doce, não é mesmo?

Rimos e almoçamos todo o strogonoff doce. Ao final, ela falou sorrindo marotamente:

-Eu acho que você está apaixonado, hein querido, adoçando assim a comida, não?

-Sim querida. Mas não é quando se põem muito sal?

-Tanto faz!

- Então esse será o nosso strogonoff apaixonado.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 28/10/2022
Reeditado em 28/10/2022
Código do texto: T7638024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.