Doces a mancheias

- Pensei que vocês não tinham uma tradição de Halloween.

- E não temos, na verdade.

- Então, por que passou a semana inteira comprando e ensacando doces?

- Na verdade, é para comemorar uma outra data... Cosme e Damião, mais de um mês antes do seu Halloween.

- Quem são Cosme e Damião?

- São dois santos da Igreja Católica. E quem é o seu Halloween?

- Difícil admitir, mas é uma comemoração pagã.

- Como o Natal?

- Ora, mas nós cristãos comemoramos o Natal!

- Nem todos os cristãos, e nem todo o tempo. Já houve épocas em que comemorar o Natal era proibido... e não me refiro a tempos recentes, ou sob ideologias ateístas.

- Sim, é o que dizem que Cromwell fez no século XVII, por causa das origens pagãs do Natal. Mas neste seu Cosme e Damião, imagino que não haja nenhum problema desta ordem?

- Quem dera! Os novos puritanos, tão equivocados quanto os de Cromwell, atribuem esta inocente entrega de doces às artimanhas do diabo. Tudo por conta do sincretismo religioso.

- Sempre imaginei que o sincretismo religioso fosse um fator de harmonia em seu país.

- Talvez já tenha sido assim, mas hoje em dia os novos puritanos o encaram com desconfiança; e aquilo que não segue suas regras, não merece ser preservado. Ou mesmo, respeitado.

- Mas você, mantém a tradição. Doces no Cosme e Damião.

- Pensando bem, talvez eu deva mudar isso em função dos tempos em que vivemos; quiçá mudar o dia da comemoração e entregar os doces no Halloween.

- Estaria assim abraçando uma tradição estrangeira?

- Uma tradição tolerada pelos novos puritanos; afinal, se vem da terra dos velhos puritanos, não pode ter origem demoníaca, correto?

- [11-10-2022]