Os velhos sábios conselhos

Nesta longa caminhada da vida, para quem sabe viver a vida, este jovem aprendiz caminhava no seu tal habitual caminho para o seu trabalho e quando via algumas tais coisas ruins acontecerem com as outras pessoas; ele sempre lembrava dos conselhos de sua mãe que dizia assim: procures ser honesto, e não enganes a ninguém, para que tu andes sempre de cabeça erguida filho! e neste instante ele lembrou de outro conselho de sua mãe: vá e lute, estude e trabalhe! Procure se esforçar, porque nada fácil possui valor.

E assim mais adiante, ele foi andando e lembrando de outros dizeres de sua tal velha mãe: este negócio das pessoas dizerem que pau que nasce torto vai morrer torto, isso é pretexto de gente sem escrúpulo que não quer mudar! Pois quando alguém realmente quer mudar, a pessoa muda, basta ter força de vontade e vergonha na cara!

Entrementes este jovem rapaz não se conteve a rir sozinho, lembrando da verdade nua e crua de sua mãe, uma mulher sem ou quase pouca instrução formal e frequentando muito pouco os bancos de escola 🏫, mas mesmo assim possui uma sabedoria que ela aprendeu na escola da vida e essas lições, ela transmite a quem quiser saber de sua história e determinação sobre tudo que ela passou.

Portanto mais uma vez o jovem lembra o ecoar da voz de sua mãe nas suas lembranças e pensamentos quando ela dizia: ninguém pode dizer que é ladrão, porque passou fome nessa vida, quanta fome eu passei e nem por isso eu me tornei uma ladrona; quantas vezes eu não tinha nada pra comer! e fui criada na casa dos outros, passando muita humilhação, mas isso para mim não foi justificativa para eu fazer coisas erradas.

Enfim o jovem aprendiz da vida fica feliz e ao mesmo tempo triste por saber que a sua mãe, já não está mais no mundo dos vivos. No entanto ele sabe que a sua sábia velha mãe e os seus ensinamentos deixaram um legado para este tal jovem rapaz e que ele vai levar consigo para toda a sua vida. Em que irá também ensinar os seus filhos, como a sua mãe lhe ensinou. Apesar de tudo ele, segue a sua trajetória de vida, procurando andar num caminho viável.

Déboro Melo
Enviado por Déboro Melo em 24/09/2022
Reeditado em 24/09/2022
Código do texto: T7613185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.