Quanta Solidão Cabe Em Um Coração?

-Quanta solidão cabe em um coração?

-Toda a solidão do mundo pois quanto mais solidão ele abriga mais vazio fica.

-Quanto amor cabe em um coração?

-Todo o amor do mundo pois quanto mais amor ele abriga mais se expande.

Nas longas horas de solidão e abandono desejava de sentir amada e inserida, mas só sentia o vazio que ecoava de seu coração.

Mendigava atenção e se esforçava pra mostrar que tinha valor e merecia carinho.

Melancólica e quase invisível, se sentia só no meio das pessoas.

Mergulhada em fantasias e nos contos de fadas que lia, sonhava em um dia encontrar seu príncipe encantado e ser feliz pra sempre.

Mas muito cedo percebeu que príncipes encantados e princesas muitas vezes se decepcionam mutuamente e que o amor pode machucar.

Decidiu que não queria depender de ninguém pra viver e foi se tornando forte e se bastando.

Foi estudar e trabalhar pois aprendeu que na vida só podia contar incondicionalmente consigo.

Escolheu ir morar sozinha e compreendeu a diferença fundamental entre solitude e solidão e se sentiu confortável com sua solitude.

Aprendeu que a morte pode machucar a alma e até arrancar um pedacinho do coração.

Quando se apaixonou e sofreu, chorou até lavar a alma e depois seguiu sua vida sabendo que nem sempre amaria a pessoa certa.

Quando foi amada e fez sofrer se sentiu culpada, mas compreendeu que nem sempre seria amada pela pessoa certa.

Quando se casou pensou que fosse pra sempre, mas aprendeu que seus velhos traumas associados aos traumas dele podiam causar um grande estrago e que não tinham experiência e nem maturidade o suficiente para lidar com isso e a separação foi inevitável.

Compreendeu que se quisesse ser feliz, acompanhada ou só, teria que sangrar suas dores e traumas até se libertar deles.

E então sua insatisfação lhe mostrou que só o amor ao próximo poderia acalmar seu coração e libertá-lo da solidão.

Despiu-se de seu egoísmo e foi experimentar a solidariedade, o desapego e o servir a quem necessita não só de ajuda material, mas de uma palavra, um gesto, amor, amizade.

Assim, sentiu como que por encanto seu coração se esvaziar de solidão e se encher de amor.

E ao encher seu coração de amor o “príncipe encantado” se achegou e ela percebeu que ele estava ali bem próximo, mas seu egoísmo e autopiedade não permitiam que ela enxergasse o amor por estar muito cheia de tristeza e solidão.

E então um amor cheio de maturidade, dignidade e beleza se anunciou e ela aprendeu que não precisava de um amor e de ninguém pra viver, mas que a vida com amor e companhia é agradável, prazerosa, encantadora, cheia de cores e flores…

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 26/08/2022
Reeditado em 26/08/2022
Código do texto: T7591238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.