PERGUNTAS DE UM BISNETO

AS PERGUNTAS DE UM BISBETO AO SEU BISAVÔ

Num tempo que vai longe, o bisneto de meu filho lhe perguntou: - “Vovô Marcos, quem foi esse tal de Luladrão”. E o bisavô coruja prontamente e sem pestanejar lhe respondeu: - “Foi um lularápio, que quis enganar todo o Brasil como Presidente da República mas, roubou muito dinheiro do povo”!

E, o curioso bisneto continuou as suas perguntas históricas. – “Mas vovô, eu soube que não era só ele que roubava”! Ao que o seu bisavô lhe completou: - “Na verdade, havia quadrilhas espalhadas por todo o Estado Nacional, que roubavam e corrompiam”!

Ao que o seu bisneto completou: -“ Mas vovô, o professor de história nos disse que naquele tempo era normal o roubo e a corrupção, e que, os políticos eram especialistas nessa prática”!

Então o bisavô, continuou suas explicações ao seu bisneto: – “ É que não havia respeito às leis e eles gozavam de uma espécie de proteção, que os permitia roubar à vontade. Tinham impunidade, porque eram Deputados, Senadores ou Vereadores, e, Ministros, por conta da Lei da Imunidade Parlamentar que os protegiam”

Mas o bisneto queria saber mais do seu bisavô. Então disse-lhe: - “Mas vovô, e o que o Presidente que se chamava Bolsonaro fez para acabar com isso”? O vovô então, cheio de sabedoria e conhecimento dessa história do Brasil, lhe explicou: - “O Presidente, que era apelidado de “MITO” pelo povo que o amava, o elegeu para ser o Chefe da Nação e governar o Brasil. Ele era Capitão Reformado do Exército e tinha pulso firme e muita coragem para peitar todo esse esquema de ladrões e corruptos que infestava a nação”! Então, ele começou a criar leis e dispositivos que começaram a enxugar e estancar os ralos por onde escorriam os roubos, as falcatruas, as vantagens pessoais, o conchavos entre grupelhos e toda a sorte de corrupção”!

O bisneto continuou curioso com suas perguntas ao seu bisavô. – “Mas vovô, e o povo não se revoltou”? E o seu bisavô, todo seguro nas suas respostas continuou a lhe explicar e responder: - “Sim! Havia sempre manifestações de rua. E as redes sociais eram bem claras nas reações que favoreciam e apoiavam o Presidente Bolsonaro, que se diferenciava muito do resto dos políticos, porque ele não era corrupto, não roubava e falava sempre a verdade que o povo gostava de ouvir”!

- “Mas, vovô as coisas não mudaram com as eleições”?

- “Sim, o elegeram novamente e então, o Presidente consolidou seu governo anulando e renovando todo o sistema de administração nos organismos do governo. Saíram todos os corruptos e ladrões, e o Presidente nomeou pessoas de sua confiança e probos com responsabilidade, honestidade e civilidade. Pessoas que amavam o Brasil e se ajustaram com o estilo do Presidente Bolsonaro governar e passar o país a limpo”!

- “Eu soube vovô, que havia também um grupo de magistrados juízes que usavam togas negras, que eram corruptos, e que se metiam nos outro Poderes da União, no Executivo contra o Presidente e no Legislativo, e que, mandavam prender e soltar quem se manifestasse contrário a eles. Eram praticantes da militância política, ao invés de fiscalizarem juridicamente os cumprimentos das leis”!

E, o seu bisavô completou então a sua pergunta respondendo: - “Foram todos substituídos pelo Presidente Bolsonaro., que, renovou o que chamamos de Supremo Tribunal Federal, bem como os Ministros do Supremo Tribunal Eleitoral que coordena as ações das eleições e dos Partidos Políticos, que também eram da mesma laia dos Ministros do STF.”

- “E agora vovô, após passado trinta anos desse período, como vai a nossa democracia?”

O seu bisavô, então, todo orgulhoso lhe respondeu: - “Hoje vivemos num país de primeiro mundo, com uma economia robusta e saneada dos ladrões. Temos nossa cultura desenvolvida com taxa quase zero de analfabetismo. A saúde pública está zerada e sem nenhuma pandemia ou doença sem erradicação. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países mais ricos ficando somente atrás do USA. Estamos produzindo desde aviões, automóveis, eletroeletrônicos, medicamentos e sobretudo estamos alimentando o mundo como nosso potencial agropecuário, o maior do mundo”. A nossa democracia está consolidada. O povo está satisfeito, e com sua cultura política sedimentada”!

- “Puxa vovô como o Brasil mudou nestes últimos trinta anos! Ainda bem que eu não nasci naquela época, de sofrimento, pobreza e sob a roubalheira de Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, Vereadores, além das ruas estarem cheias de assassinos e de muita violência e de ladrões que assaltavam! Hoje não temos nada disso mais”!

Jose Alfredo - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 13/08/2022
Reeditado em 13/08/2022
Código do texto: T7581570
Classificação de conteúdo: seguro