O Mestre - BVIW

Tema: Na escola da vida (conto)

 

João quis aprender com seu pai. Ao invés de ir para o banco da escola, foi para a fazenda trabalhar na terra e no curral. O pai foi seu professor. Uma vida dura, de levantar-se às 4 horas da manhã e pelejar até lá pelas 16 horas, todo dia, de domingo a domingo, se sol ou chuva emoldurassem a cena do dia.

 

João foi um bom aluno e amava aquela vida. Aprendeu do pai a lida mansa com o gado, sem estorvo ou gritaria. O gado leiteiro respondia bem ao bom manejo, enchendo o tanque de leite branquinho e saboroso.

 

Um dia, sem avisar, o pai foi embora. As muitas voltas que deu ao redor do sol lhe cobraram a conta. João quis desabar nesse dia e nos dias seguintes, cada um mais doloroso que o outro. Perdera o companheiro de trabalho, o mestre, o amigo.

 

Mas foi observando a natureza que João encontrou motivos para curar-se. Quando viu o pasto brotar depois do fogo… no dia em que Serenata pariu aquele bezerrão e João teve de ajudar no parto… quando o cavalo Sete Estrelo pegou a estrada de volta pra casa, depois de ter-se perdido na estrada. Ao curar o touro Profeta, do jeitinho que seu pai ensinou. João aprendeu na escola da vida a matemática inversa: que quanto mais se divide amor e respeito, mais se multiplica a alegria de bem viver. Olhou dentro do seu coração e viu seu pai à janela, acenando para ele, feliz da vida!

 

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 02/08/2022
Reeditado em 02/08/2022
Código do texto: T7573381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.