Maritacas ou Maitacas?

13.07.22

433

Aguardava, naquela tarde, a volta da minha mulher da sessão de fisioterapia, quando escutei o barulho de algo caindo no chão atrás de mim. Estava de pé junto ao carro estacionado em frente ao consultório.

Olhei para o piso da calçada e um “coquinho”, com sua cor e formato característicos, rolava por ela. Outro caiu e mais outro. Levantei o meu olhar e vi uma palmeira alta com um cacho cheio deles e quem os derrubava: um bando de maritacas colhiam os frutos, quietas.

Maritacas? Eis a questão. Não sei se são maritacas, periquitos, papagaios, enfim, qual o nome dessas aves que adoram essa fruta e voam em bandos pelos céus das cidades em tremenda algazarra. São barulhentas, mas ali, comendo, não faziam qualquer ruído. Estranhei.

Curioso, pesquisei maritacas na internet pelo celular:

*As maitacas, ou maritacas, caracterizam-se pela cauda curta e azul, pela zona sem penas em volta dos olhos, pelo bico cinza-escuro com marcas vermelhas nas laterais das mandíbulas. São semelhantes aos papagaios do género Amazona, mas menores. Ocorrem no Brasil da região nordeste (Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas) na região sudeste (Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e região sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul), passando pela região centro-oeste (Goiás e Mato Grosso). Ocorrem, também, na Bolívia, no Paraguai e na Argentina.*

Então o correto é maitacas, mas também podem ser chamadas de maritacas.

Fiquei entretido observando-as como colhiam e comiam os frutos: os bicavam e passavam para uma das patas, que os segurava para comeram a polpa, deixando depois caírem no chão os caroços roídos. Mostravam muita destreza e equilíbrio. Deliciavam-se com tantos “coquinhos” em refeição silenciosa.

Em dado momento, e não sei por que, começaram a conversar animada e intensamente deixando cair os caroços sobre a minha cabeça, como que me enxotando. A algazarra típica delas começou, fazendo-me sorrir.

Pelo visto, se incomodaram com a questão do nome e da intromissão que tive em seu lanche vespertino. São assim, barulhentas, as maritacas que conheço. Ou maitacas?

*Fonte Wikipédia*

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 13/07/2022
Código do texto: T7558903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.