DILEMA CRUEL

OLHA AÍ... eis um bom tema/texto para novela radiofônica ou encenação teatral:

DILEMA CRUEL

O belo domingo começou mal na quase mansão em Condomínio de luxo lá pros lados de Icoaraci, na "periferia" de Belém. A garota dos Rossy-Agulheira, filha única atendida em todos os seus desejos e caprichos, iniciou uma "ladainha" que interferia na leitura do jornal pelo pai.

-- "Mammy, minha "skinny" rasgou... estou sem roupa pra "curtir uma tela" com minhas "BFFs" (*1), a Chrys e a MaryLou" !

-- "Você, sem roupa ?! Mas, teu "closet" está lotado" ?!

-- "Mamãe, não dificulta a "parada"... "skinny" só tenho uma e está rasgada, não dá mais pra usar" !

O pai interrompeu a leitura e "entrou na conversa":

-- "O que vem a ser... "skinny", meu bem" ?

E a esposa, já irritada com a insistência e a petulância da filha de 9 anos, explica espantada:

-- "É aquela calça toda RASGADA e tão apertada que mal cabe um braço ! Diz a Célinha que... "rasgou" !

-- "Um momento, senhor e senhora Rossy ! Não confundam um "dress crashed" feito na fábrica com um "buraco" qualquer. O "rasgão" original tem tamanho definido e fica "4 dedos" acima dos joelhos. Este "buraco" indecente está "fora do lugar" !!!

O pai interfere novamente, de forma desastrada:

-- "Que diferença faz um "buraco tão pequeno" no meio de outros buracos ? Não vou estragar meu domingo para ir comprar uma "calça rasgada" pra substituir outra calça... rasgada" !

-- "Doutor Alonso, Vossa Excelência entende de negócios... MODA é assunto para mulheres. Além do mais você não vai pra sua "pelada" tendo "um buraco tão pequeno" na camisa do time e nem a "mammy" sai pro "chá da AP" (NA: leia-se, Assembléia Paraense, clube chique da capital) com "buracos" no seu "longo" de seda. Não vou sair com minhas amigas pro Cinema parecendo uma "mendiga" !

Os pais se olharam surpresos, riram e o doutor Alonso argumentou:

-- Sinceramente, princesa Célia Regina... com tênis de 800 reais e bolsinha de 400 "paus" fica difícil você parecer "mendiga". E, por falar em "pelada", porque não vais pelada" ?!

-- "Me poupe de suas ironias, "daddy"... não me chamo Larissa e muito menos "ANITTA" ! Mamãe, preciso de ajuda e não de piadas idiotas" !

-- "Célinha, meu anjo, você tem tantas roupas... não podes vestir outra coisa" ?

-- "Não, não posso... o "top" da Moda agora é "calça skinny" ! Todo mundo estará de "skinny", menos eu... isso não é justo" !

-- Muito bem, depois do café vamos ver isso... mas, a Vida não é feita só de caprichos, há valores maiores do que ROUPA e sapato a serem observados em cada pessoa. Não podes ser amiga de alguém só porque ela se veste igual. Isso é insanidade" !

-- "Não fui eu que inventei a Moda, sou somente mais uma escrava dela. "VALEU", mammy" !

***** ***** *****

Durante o jantar, o progenitor questiona, curioso;

-- "E então, como foi o filme, querida" ?!

-- "Uma droga, papai... a cínica da MaryLou "customizou" o jeans dela e a cretina da Chrys mandou criar cópia do vestido da heroína da fita. Fiquei parecendo uma PA-LHA-ÇA, entre elas ! "Paguei o maior mico" !

E o pai dá o "xeque-mate", em tom de chacota:

-- Huumm... isso é pior do que "parecer MENDIGA" ?!

-- "Dá um táime", pápi"... hoje eu não 'tô pra conversinhas" !

A mãe, Regina Célia, "rainha do lar" dos Agulheira, notou que a filha estava deprimida, realmente arrasada com a situação, "deprê", "down", no falar da juventude e concluiu, triste, que definitivamente "dinheiro não traz felicidade"... pode até ajudar a passar sem ela, como diz o "povão", se isto nos serve de consolo. (Porém, se o que tens "te atrapalha", caro leitor, podes me DOAR boa parte, que não reclamo !)

"NATO" AZEVEDO (em 11/junho 2022, 7hs)

OBS: (*1) "BFFs" - best friends forever, ou seja, melhores amigas para sempre.