Foto Google: Cena do filme: "Um refúgio para a vida"

Do livro do mesmo título, autoria Nicholas Sparks

 

 

 

 

 

Noémia costumava encontrar-se com as amigas Julieta e Manuela no café, quer para um almoço frugal, quer para um chá e um pastelinho de nata após a saída do trabalho.

Nesse dia nem sequer apareceu, apenas no final da tarde surgiu junto delas, sentando-se à mesa. Estava muito chorosa.

- O que sucedeu? - perguntaram.

Ela não conseguia falar, tomada pela emoção. Gaguejando lá se descoseu...

- Foi o Filipe... Descobri que ele também anda às escondidas com a Clara. E antes disso, sempre às escondidas,  já tinha andado com a Nicinha, com a Alberta e sei lá quantas mais... Seduz, dorme com elas e depois que as tem pelo beicinho joga-as para um canto qual brinquedo já usado...

- Grande fdp... - disse a Julieta - Já tinha ouvido uns rumores... Consta inclusive que a Marília se despediu porque estava grávida de três meses e ele não quis assumir... Mandou-a desenrascar-se sozinha...

Manuela ouviu tudo calmamente e depois interveio na conversa.

- Vocês têm a certeza de tudo isso? Temos de nos certificar bem para não cometer injustiças, largar boatos sem fundamento real...

- Estás a defendê-lo? - invictivou-a Julieta.

- Não, mas tanto quanto sei a Nicinha tinha muitas ideias... Queria casar com ele e confessou-me que só dormiram juntos uma vez, por iniciativa dela... Jurou-me a pés juntos que não estava grávida. Espalhou o boato para o pressionar, tudo inventado para o prender, depois por vingança... Parece-me que há muita fantasia naquela cabecinha loura, não acham? E mentes intriguistas fazem o resto... - olhou-as significativamente.

- Parece-me bem que o estás a defender... - voltou à carga Julieta. - Se calhar também estás pelo beicinho. Sabemos que ele é atraente e tem muita lábia...

- Tudo bem, se é o que pensam... Mas devem reflectir bem no que dizem... A Clara é casada, tem dois filhos e pelo que sei dela é às direitas. Duvido que se tenha envolvido com ele. - Fez uma pausa e continuou, dirigindo-se a Noémia - Que relacionamento tinhas com o Filipe?

A visada corou muito e baixando os olhos, balbuciou:

- Tive intimidade com ele. Por três vezes...

- Foi consentido ou forçou-te a algo?

- Não, eu é que quis. Amo-o muito, por isso sofro...

-Francamente, Noémia, que idade tens? Já és crescidinha. Nos tempos que correm dormir com alguém já não significa nada. As adolescentes que vão em viagens de finalistas entram em festas que são autênticos bacanais, fazem alarde em dizer quantos amantes tiveram em cada noite. O sexo é um passatempo para elas. Bem, eu sei que é um mau exemplo mas os tempos mudaram, entendes? Penso que tu deverias medir as consequências dos teus actos. Pelo menos gostaste?

- Gostei e muito, por isso estou assim de rastos...

- Compreendo a tua desilusão mas... o Filipe disse-te alguma coisa, acabou contigo?

- Não me disse nada, apenas soube dessas coisas por outras amigas comuns e tenho medo que ele se afaste ... e muitos ciúmes...

- Tolinha... Estás a sofrer por antecipação. Olha, eu já tive amores falhados mas nunca deixei que isso me abatesse. Homens há muitos, essa a certeza. Agora deixem-me que vos diga: não ouvi aqui nada de concreto que me permitisse concluir que o Filipe é um bandido da pior espécie. É homem, claro e isso basta para ficarmos de pé atrás até o conhecer melhor. Já viram como é fácil difamar alguém?- Fez uma pausa e concluiu o pastel de nata - Queridas, tenham um excelente final de dia e até amanhã. E tu, Noémia, sossega. Se calhar, logo ele telefona-te a combinar algo e irão os dois passear, ao cinema, e coisa e tal... Não sofras... Ninguém merece esse sacrifício. E não construas castelos nas nuvens, tá?

-Lá isso é verdade - confirmaram as outras.

- Até amanhã...

E lentamente pagou a sua conta e saiu do café.

 

 

 

 

 

 

 

 

Christina Perry - Jar of Hearts

https://www.youtube.com/watch?v=8v_4O44sfjM

 

 

 

 

 

 

 

 

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 19/12/2021
Código do texto: T7410504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.