CRÔNICA DE CONVERSAÇÕES DE VAN

No dia 27 de novembro de 2021, num sábado, às 05h30, lá estávamos nós rumo à cidade de Pombal-PB. O que fazer nesta cidade? Visitar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, lançar o Cordel sobre Leandro Gomes de Barros na Cordelteca coordenada pela pesquisadora e professora Ione Severo. Posteriormente irmos até a cidade de Sousa-PB e conhecermos o Museu do Dinossauro. Depois chegarmos até o Mirante para vermos o belíssimo pôr do sol. E assim, diante da programação lá entramos na Van e fomos dialogando, brincando e conversando sério sobre a proposta. O motorista era Fabiano do Egypto e o guia turístico era Carlos da Cliotur. Carlos nos pede um segundo de sua atenção e começa a destrinchar a toda a programação. Fomos nós, tranquilos e com bastante expectativa. Na cidade de Campina Grande-PB, demos uma parada e tomamos o nosso café da manhã, era um pouco mais de 8 horas.

As pessoas que iam neste transporte eram ligados à Formação de Cordel coordenada pela Artista Plástica, Sayonara Brasil. Estavam presentes a minha esposa Norma, as professoras Jô, Denise e Giulianna. O professor Wanderley (esposo da professora Denise), uma paulista e uma paranaense que embarcou no projeto e nos acompanhou. Também havia o esposo da professora Jô.

Chegamos em Pombal-PB, mais de 12 horas (meio dia) e fomos diretos para a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde já nos esperava a professora e pesquisadora em Cordel, Ione Severo. Ela teceu alguns comentários acerca deste monumento histórico e em seguida para a minha surpresa entra em cena o Luizinho Barbosa (amigo de Universidade da década de 80) e houve fatos de profundos conhecimentos. Importante os detalhes que Luizinho e Ione conduziram a palestra de forma simples. Luizinho nos deu uma chance para sabermos um pouco dos grupos folclóricos da cidade de Pombal-PB que foram resgatados por ele e até hoje sobrevive ao tempo. Não deu para darmos uma chegada no Teatro de Luizinho, ficando o assunto para ser resolvido numa próxima vez.

Em seguida fomos para a Cordelteca Leandro Gomes de Barros que tem à frente Ione Severo. Ela falou do desenvolvimento desta entidade e foi dado a palavra para que eu pudesse lançar o Cordel sobre Leandro Gomes de Barros e travar um pequeno diálogo com os presentes. Compramos alguns livros de Cordéis e Folhetos e fomos para o município de Sousa-PB para o almoço e paramos no Restaurante belíssimo denominado de Mirante, local onde pudemos ver o famoso pôr do sol.

Fomos para o principal Hotel da cidade de Sousa-PB - Trianon. A noite serviu para conhecermos alguns restaurantes e jantar, e assim fizemos. Sempre acompanhados com o pessoal. Em seguida fomos para o Hotel e descansamos.

No outro dia estávamos no Museu do Dinossauro, um local que precisa de mais divulgação e foi uma deixa bastante importante para a CLIOTUR, segundo palavras do Carlos.

Fomos para duas cidades, em Aparecida-PB e São Bentinho, locais para comprar alguns produtos, tais como: Redes, material de couro, queijo, doces e outros.

Voltamos às nossas casas e almoçamos no município de Soledade-PB. No entanto, fazendo uma reflexão avaliativa, acredito que foi muito importante este turismo educacional... Parabéns para nós todos envolvidos neste projeto.

BENTO JUNIOR
Enviado por BENTO JUNIOR em 29/11/2021
Reeditado em 29/11/2021
Código do texto: T7396471
Classificação de conteúdo: seguro